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dc.contributor.advisorVieira, Jorge-
dc.contributor.authorPinheiro, Camilla Fernandes-
dc.date.accessioned2024-08-05T15:22:32Z-
dc.date.available2024-08-05T15:22:32Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.date.submitted2024-06-
dc.identifier.citationPinheiro, C. F. (2024). Estratégias de comunicação turística de Fortaleza: O caso da web serie "Vem fortalezear" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32157por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32157-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa as estratégias de comunicação utilizadas na promoção turística da cidade de Fortaleza através da web serie "Vem Fortalezear". O estudo visa compreender os objetivos e o desenvolvimento estratégico da narrativa audiovisual utilizando uma metodologia mista, que inclui análise de conteúdo dos cinco episódios que compõem a segunda temporada do projeto, análise de dados secundários do Instagram obtidos através de relatório e também pela realização de seis entrevistas com os principais criadores e executores da web serie, incluindo o coordenador de publicidade da Prefeitura de Fortaleza e a equipe de comunicação da agência responsável pela produção. Identificamos que os temas relacionados à natureza e belezas naturais predominam na produção e indicamos pontos de atenção relacionados a sustentabilidade turística na região e aspectos relevantes para a cidade que podem ser mais valorizados. Os resultados indicam que o projeto obteve eficácia comunicacional em termos de alcance e reverberação do conteúdo nas redes sociais online, além de apresentar um formato diferenciado de comunicação turística para a cidade. Observou-se ser inviável relacionar diretamente os resultados da produção com a real atração de turistas, apesar da apresentação de alguns dados positivos de aumento da procura turística na cidade nos últimos meses. Apontamos que a campanha poderia beneficiar-se de uma maior ênfase em elementos variados para diversificar o perfil dos visitantes. Este trabalho oferece reflexões para o desenvolvimento de campanhas futuras e contribui para a literatura sobre marketing de lugares e destinos turísticos.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the communication strategies used in promoting tourism in the city of Fortaleza through the web series "Vem Fortalezear." The study aims to understand the objectives and strategic development of the audiovisual narrative using a mixed methodology, which includes content analysis of the five episodes comprising the second season of the project, analysis of secondary data from Instagram obtained through reports, and six interviews with the main creators and executors of the web series, including the advertising coordinator of the Fortaleza City Hall and the communication team of the agency responsible for the production. We identified that themes related to nature and natural beauty predominate in the production and indicated points of attention related to tourism sustainability in the region and relevant aspects for the city that could be further emphasized. The results indicate that the project achieved communication effectiveness in terms of reach and reverberation of the content on online social networks, as well as presenting a differentiated format of tourist communication for the city. It was observed that directly relating the results of the production to the actual attraction of tourists is unfeasible, despite presenting some positive data on the increase in tourist demand in the city in recent months. We suggest that the campaign could benefit from greater emphasis on varied elements to diversify the visitor profile. This work offers reflections for the development of future campaigns and contributes to the literature on place marketing and tourist destinations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMarketing de lugarespor
dc.subjectTurismo -- Tourismpor
dc.subjectFortalezapor
dc.subjectWeb seriepor
dc.subjectNarrativa audiovisualpor
dc.subjectPromoção turística -- Tourism promotionpor
dc.subjectMarketing placespor
dc.subjectAudiovisual narrativepor
dc.titleEstratégias de comunicação turística de Fortaleza: O caso da web serie "Vem fortalezear"por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203661982por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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