Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32148
Autoria: Honrado, João Luís Batalha
Orientação: Pereira, Leandro Luís Ferreira
Data: 1-Jul-2024
Título próprio: Resolução colaborativa de problemas como fonte de vantagem competitiva
Referência bibliográfica: Honrado, J. L. B. (2024). Resolução colaborativa de problemas como fonte de vantagem competitiva [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32148
Palavras-chave: Resolução colaborativa de problemas
Vantagem competitiva temporária
Vantagem competitiva sustentável
Modelo VRIO - VRIO Framework
Comunicação -- Communication
Cultura organizacional -- Organizational culture
Collaborative problem solving
Temporary competitive advantage
Sustainable competitive advantage
Resumo: A globalização, aproximação dos mercados, facilidade de acesso a informação, entre outros fatores, fazem com que as empresas possam obter recursos externos semelhantes com relativa facilidade. Desta forma, compete às organizações fazer uma introspeção de forma a maximizar o seu potencial e descobrir quais são as fontes de vantagem competitiva que detêm. A resolução colaborativa de problemas pode ser um dos fatores internos mais importantes para esta otimização. Este é um ramo da resolução de problemas, uma das competências mais importantes para as empresas durante a próxima década, segundo o Fórum Económico Mundial. Observa-se que existe um vácuo na literatura quanto à perceção que os gestores têm em relação a esta competência. Assim, torna-se imperativo estudar este tema e, para isso, aplicou-se o Modelo VRIO recorrendo a entrevistas estruturadas com gestores e "team leaders" de várias organizações e setores, que coordenem equipas. Consequentemente, concluiu-se que a resolução colaborativa de problemas é geradora de vantagem competitiva temporária, visto que os entrevistados a consideram valiosa e rara, mas imitável. A forma das organizações desenvolverem esta competência, com o objetivo de criar vantagem competitiva sustentável, passa por desenvolver estratégias de implementação especificas e inovadoras.
Globalization, closer markets, easy access to information, among other factors, mean that companies can obtain similar external resources with relative ease. It is therefore up to organizations to do some introspection in order to maximize their potential and find out what sources of competitive advantage they possess. Collaborative problem solving can be one of the most important internal factors for this optimization. This is a branch of problem solving, one of the most important skills for companies over the next decade, according to the World Economic Forum. It has been observed that there is a vacuum in the literature regarding managers' perceptions of this competence. It is therefore imperative to study this topic and, to this end, the VRIO Model was applied using structured interviews with managers and team leaders from various organizations and sectors who coordinate teams. As a result, it was concluded that collaborative problem solving generates a temporary competitive advantage, as the interviewees consider it valuable and rare, but imitable. The way for organizations to develop this competence, with the aim of creating sustainable competitive advantage, is to develop specific and innovative implementation strategies.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_batalha_honrado.pdf
  Restricted Access
1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons