Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32148
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro Luís Ferreira-
dc.contributor.authorHonrado, João Luís Batalha-
dc.date.accessioned2024-08-02T16:21:59Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.date.submitted2024-05-
dc.identifier.citationHonrado, J. L. B. (2024). Resolução colaborativa de problemas como fonte de vantagem competitiva [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32148por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32148-
dc.description.abstractA globalização, aproximação dos mercados, facilidade de acesso a informação, entre outros fatores, fazem com que as empresas possam obter recursos externos semelhantes com relativa facilidade. Desta forma, compete às organizações fazer uma introspeção de forma a maximizar o seu potencial e descobrir quais são as fontes de vantagem competitiva que detêm. A resolução colaborativa de problemas pode ser um dos fatores internos mais importantes para esta otimização. Este é um ramo da resolução de problemas, uma das competências mais importantes para as empresas durante a próxima década, segundo o Fórum Económico Mundial. Observa-se que existe um vácuo na literatura quanto à perceção que os gestores têm em relação a esta competência. Assim, torna-se imperativo estudar este tema e, para isso, aplicou-se o Modelo VRIO recorrendo a entrevistas estruturadas com gestores e "team leaders" de várias organizações e setores, que coordenem equipas. Consequentemente, concluiu-se que a resolução colaborativa de problemas é geradora de vantagem competitiva temporária, visto que os entrevistados a consideram valiosa e rara, mas imitável. A forma das organizações desenvolverem esta competência, com o objetivo de criar vantagem competitiva sustentável, passa por desenvolver estratégias de implementação especificas e inovadoras.por
dc.description.abstractGlobalization, closer markets, easy access to information, among other factors, mean that companies can obtain similar external resources with relative ease. It is therefore up to organizations to do some introspection in order to maximize their potential and find out what sources of competitive advantage they possess. Collaborative problem solving can be one of the most important internal factors for this optimization. This is a branch of problem solving, one of the most important skills for companies over the next decade, according to the World Economic Forum. It has been observed that there is a vacuum in the literature regarding managers' perceptions of this competence. It is therefore imperative to study this topic and, to this end, the VRIO Model was applied using structured interviews with managers and team leaders from various organizations and sectors who coordinate teams. As a result, it was concluded that collaborative problem solving generates a temporary competitive advantage, as the interviewees consider it valuable and rare, but imitable. The way for organizations to develop this competence, with the aim of creating sustainable competitive advantage, is to develop specific and innovative implementation strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectResolução colaborativa de problemaspor
dc.subjectVantagem competitiva temporáriapor
dc.subjectVantagem competitiva sustentávelpor
dc.subjectModelo VRIO - VRIO Frameworkpor
dc.subjectComunicação -- Communicationpor
dc.subjectCultura organizacional -- Organizational culturepor
dc.subjectCollaborative problem solvingpor
dc.subjectTemporary competitive advantagepor
dc.subjectSustainable competitive advantagepor
dc.titleResolução colaborativa de problemas como fonte de vantagem competitivapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203657322por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2027-07-01-
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_batalha_honrado.pdf
  Restricted Access
1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons