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dc.contributor.authorMurraças, F. F.-
dc.date.accessioned2012-02-06T17:37:41Z-
dc.date.available2012-02-06T17:37:41Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/3211-
dc.descriptionDINÂMIA'CET, Dezembro de 2009.por
dc.description.abstractO ponto de partida para este paper encontra-se na necessidade de estudar o reflexo da cultura e identidade cultural de um território na competitividade económica do mesmo. Partindo deste pano de fundo, focámos a nossa atenção na questão do country branding enquanto veículo de promoção económica nacional, tendo por objectivo final a incidência em quatro indicadores económicos específicos: exportações, investimento directo externo (IDE), “capital humano”, mas mais especificamente o turismo. Como objectivo final, pretendemos argumentar de que forma, num contexto de globalização, a cultura poderá ser vista como matriz de diferenciação económica e, por essa via, de competitividade internacional. Neste âmbito, procedemos à integração da competitividade da economia portuguesa e, em particular, da sua “marca” no nosso modelo de análise. Este trabalho foi desenvolvido numa eminente lógica de estruturação das principais ideias-chave da dissertação por mim apresentada no âmbito do Mestrado em Economia e Políticas Públicas no ISCTE, com o mesmo nome. This paper had its starting point in the willingness to study the influence of the culture and cultural identity of a territory (namely region and country) in its economic competitiveness. From this background we have focused on the country branding initiatives as a vehicle of territorial economic promotion, bearing in mind four main economic indicators: exports, foreign direct investment, human capital, and more specifically, tourism. Our main goal is to discuss how, within the globalization process, culture can be seen as a mean of economic differentiation, and through that, of economic competitiveness. Within this framework, we studied the case of Portugal, especially considering its brand as a way to achieve economic competitiveness. This paper comes as a consequence of my Master Thesis in Economic and Public Policies in ISCTE, which is the background for these following pages.por
dc.description.sponsorshipFCTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CETpor
dc.relation.ispartofseriesDINÂMIA'CET-Working Paperspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.titleA relevância da cultura na competitividade nacional: o caso da marca Portugalpor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
degois.publication.issueDINAMIA_WP_2009-85por
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-WP - Working papers com arbitragem científica

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