Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/32100
Author(s): | Fati, Seco |
Advisor: | Vaz, Maria João |
Date: | 13-May-2024 |
Title: | O sistema de ensino nas zonas libertadas da Guiné-Bissau (1968-1971) |
Reference: | Fati, S. (2024). O sistema de ensino nas zonas libertadas da Guiné-Bissau (1968-1971) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32100 |
Keywords: | Educação -- Education PAIGC Zonas libertadas Colonialismo português -- Portuguese colonialism Guiné- Bissau Liberated zones Guinea- Bissau |
Abstract: | O presente trabalho faz uma apresentação e análise sobre o sistema de ensino nas zonas
libertadas da Guiné-Bissau entre 1968 e 1971. Tem como propósito mostrar o desenrolar
do processo de implementação e o desenvolvimento das escolas e das ações educativas
durante este período. O Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde
(PAIGC) procurou implementar uma política educativa mais inclusiva e mais virada para
a realidade da população local e africana. É também realizada uma abordagem sobre a
educação antes da chegada do colonizador, pois embora seja um período caracterizado
pela ausência de estabelecimentos do ensino formais, havia educação proporcionada pela
sociedade guineense da altura. É feita uma análise sobre o ensino durante a colonização
portuguesa na Guiné, definindo-se os objetivos desta educação, que apenas procurava
preparar um pequeno grupo de pessoas que serviram de intermediários para a
implementação das políticas coloniais junto das indígenas e apenas ministrava conteúdos
que na época espelhavam unicamente a realidade portuguesa.
A diretriz do PAIGC foi minimizar o sofrimento dos povos nas zonas libertadas, com a
abertura das escolas. Em geral, este procurava essencialmente a africanização dos povos
e o resgatar da identidade cultural dos povos da Guiné ameaçada pelo colonizador. O
partido elegeu sempre a educação como o elemento de primeiro plano, para construção
de um homem novo guineense. Por fim, é realizada uma análise sobre os grandes desafios
do ensino guineense após a independência e até aos nossos dias. This paper presents and analyses the education system in the liberated areas of Guinea- Bissau between 1968 and 1971. Its purpose is to show how the process of implementation and the development of schools and educational activities unfolded during this period. The African Party for the Independence of Guinea and Cape Verde (PAIGC) sought to implement an educational policy that was more inclusive and more geared towards the reality of the local and African population. There is also an approach to education before the arrival of the colonisers, because although it was a period characterised by the absence of formal educational establishments, there was education provided by Guinean society at the time. An analysis is made of education during the Portuguese colonisation, defining the objectives of this education, which only sought to prepare a small group of people who served as intermediaries for the implementation of colonial policies among the indigenous people and only taught content that at the time only mirrored the Portuguese reality. The PAIGC's guideline was to minimise the suffering of the people in the liberated zones with the opening of schools. In general, the PAIGC essentially sought to Africanise the people and rescue the cultural identity of the Guinean peoples, which had been threatened by the colonisers. The party has always chosen education as a key element in the construction of a new Guinean man. Finally, an analysis is made of the major challenges facing Guinean education after independence and up to the present day. |
Department: | Departamento de História |
Degree: | Mestrado em História Moderna e Contemporânea |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Master_seco_fati.pdf Restricted Access | 3,78 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.