Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31856
Autoria: Álvarez-Pérez, P.
Pena, M.
Ferreira, J.
Editor: R. Díaz-Jiménez
Pixel
Data: 2023
Título próprio: Formação e adaptação dos programas de estudos
Título e volume do livro: Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual
Paginação: 52 - 60
Referência bibliográfica: Álvarez-Pérez, P., Pena, M., & Ferreira, J. (2023). Formação e adaptação dos programas de estudos. In R. Díaz-Jiménez., & P. (Eds.). Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual (pp. 52-60). Universidad Pablo de Olavide. http://hdl.handle.net/10071/31856
ISBN: 978-84-09-58306-5
Resumo: Os currículos são os programas que orientam e garantem o ensino e a aprendizagem dos cursos ministrados nas universidades. A conceção destes programas tem sido efectuada de forma genérica, sem considerar a flexibilidade que os currículos exigem para se adaptarem às necessidades e aos diferentes ritmos de aprendizagem dos indivíduos. Nos últimos anos, surgiram novos processos de aprendizagem, como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), em que o currículo é concebido desde o início para atender à diversidade dos estudantes. Por conseguinte, é interessante analisar os programas curriculares, tanto de licenciatura como de pós-graduação, para verificar se incluem medidas de adaptação razoáveis que permitam o acesso aos diplomas universitários. O objetivo seria verificar se os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos são acessíveis a pessoas com diversidade funcional intelectual. Um curso superior é constituído por um conjunto de disciplinas que permitem aos estudantes adquirir competências na disciplina em que são formados. Por isso, é necessário considerar, por um lado, a acessibilidade dos conteúdos leccionados em cada disciplina e, por outro, a adaptação dos testes de avaliação, que são os que permitem a aprovação na disciplina. Se as disciplinas não forem acessíveis, será difícil para uma pessoa com diversidade funcional intelectual concluir o curso. Por conseguinte, é importante avaliar (1) No que respeita ao acesso aos conteúdos: verificar se as plataformas virtuais utilizadas pelos aprendentes são acessíveis, se os conteúdos (materiais, power points, etc.) nelas contidos são cognitivamente acessíveis (por exemplo, fáceis de ler), se é prestado apoio (por exemplo, assistência pessoal para tomar notas) ou quaisquer outras considerações. (2) Para os testes de avaliação: se os currículos estão adaptados às necessidades da pessoa e/ou se é prestado apoio.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLI - Capítulos de livros internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_104343.pdf259,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.