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http://hdl.handle.net/10071/31856
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Álvarez-Pérez, P. | - |
dc.contributor.author | Pena, M. | - |
dc.contributor.author | Ferreira, J. | - |
dc.contributor.editor | R. Díaz-Jiménez | - |
dc.contributor.editor | Pixel | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T11:36:15Z | - |
dc.date.available | 2024-06-12T11:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Álvarez-Pérez, P., Pena, M., & Ferreira, J. (2023). Formação e adaptação dos programas de estudos. In R. Díaz-Jiménez., & P. (Eds.). Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual (pp. 52-60). Universidad Pablo de Olavide. http://hdl.handle.net/10071/31856 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-09-58306-5 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31856 | - |
dc.description.abstract | Os currículos são os programas que orientam e garantem o ensino e a aprendizagem dos cursos ministrados nas universidades. A conceção destes programas tem sido efectuada de forma genérica, sem considerar a flexibilidade que os currículos exigem para se adaptarem às necessidades e aos diferentes ritmos de aprendizagem dos indivíduos. Nos últimos anos, surgiram novos processos de aprendizagem, como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), em que o currículo é concebido desde o início para atender à diversidade dos estudantes. Por conseguinte, é interessante analisar os programas curriculares, tanto de licenciatura como de pós-graduação, para verificar se incluem medidas de adaptação razoáveis que permitam o acesso aos diplomas universitários. O objetivo seria verificar se os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos são acessíveis a pessoas com diversidade funcional intelectual. Um curso superior é constituído por um conjunto de disciplinas que permitem aos estudantes adquirir competências na disciplina em que são formados. Por isso, é necessário considerar, por um lado, a acessibilidade dos conteúdos leccionados em cada disciplina e, por outro, a adaptação dos testes de avaliação, que são os que permitem a aprovação na disciplina. Se as disciplinas não forem acessíveis, será difícil para uma pessoa com diversidade funcional intelectual concluir o curso. Por conseguinte, é importante avaliar (1) No que respeita ao acesso aos conteúdos: verificar se as plataformas virtuais utilizadas pelos aprendentes são acessíveis, se os conteúdos (materiais, power points, etc.) nelas contidos são cognitivamente acessíveis (por exemplo, fáceis de ler), se é prestado apoio (por exemplo, assistência pessoal para tomar notas) ou quaisquer outras considerações. (2) Para os testes de avaliação: se os currículos estão adaptados às necessidades da pessoa e/ou se é prestado apoio. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidad Pablo de Olavide | - |
dc.relation | 2021-1-ES01-KA220-HED-000032084 | - |
dc.relation.ispartof | Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Formação e adaptação dos programas de estudos | por |
dc.title.alternative | Inclusive higher education system for students with intellectual disabilities | en |
dc.type | bookPart | - |
dc.pagination | 52 - 60 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2024-06-12T12:35:15Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104343 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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bookPart_104343.pdf | 259,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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