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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorÁlvarez-Pérez, P.-
dc.contributor.authorPena, M.-
dc.contributor.authorFerreira, J.-
dc.contributor.editorR. Díaz-Jiménez-
dc.contributor.editorPixel-
dc.date.accessioned2024-06-12T11:36:15Z-
dc.date.available2024-06-12T11:36:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationÁlvarez-Pérez, P., Pena, M., & Ferreira, J. (2023). Formação e adaptação dos programas de estudos. In R. Díaz-Jiménez., & P. (Eds.). Manual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual (pp. 52-60). Universidad Pablo de Olavide. http://hdl.handle.net/10071/31856-
dc.identifier.isbn978-84-09-58306-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31856-
dc.description.abstractOs currículos são os programas que orientam e garantem o ensino e a aprendizagem dos cursos ministrados nas universidades. A conceção destes programas tem sido efectuada de forma genérica, sem considerar a flexibilidade que os currículos exigem para se adaptarem às necessidades e aos diferentes ritmos de aprendizagem dos indivíduos. Nos últimos anos, surgiram novos processos de aprendizagem, como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), em que o currículo é concebido desde o início para atender à diversidade dos estudantes. Por conseguinte, é interessante analisar os programas curriculares, tanto de licenciatura como de pós-graduação, para verificar se incluem medidas de adaptação razoáveis que permitam o acesso aos diplomas universitários. O objetivo seria verificar se os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos são acessíveis a pessoas com diversidade funcional intelectual. Um curso superior é constituído por um conjunto de disciplinas que permitem aos estudantes adquirir competências na disciplina em que são formados. Por isso, é necessário considerar, por um lado, a acessibilidade dos conteúdos leccionados em cada disciplina e, por outro, a adaptação dos testes de avaliação, que são os que permitem a aprovação na disciplina. Se as disciplinas não forem acessíveis, será difícil para uma pessoa com diversidade funcional intelectual concluir o curso. Por conseguinte, é importante avaliar (1) No que respeita ao acesso aos conteúdos: verificar se as plataformas virtuais utilizadas pelos aprendentes são acessíveis, se os conteúdos (materiais, power points, etc.) nelas contidos são cognitivamente acessíveis (por exemplo, fáceis de ler), se é prestado apoio (por exemplo, assistência pessoal para tomar notas) ou quaisquer outras considerações. (2) Para os testes de avaliação: se os currículos estão adaptados às necessidades da pessoa e/ou se é prestado apoio.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidad Pablo de Olavide-
dc.relation2021-1-ES01-KA220-HED-000032084-
dc.relation.ispartofManual digital para a vida independente de estudantes com deficiência intelectual-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleFormação e adaptação dos programas de estudospor
dc.title.alternativeInclusive higher education system for students with intellectual disabilitiesen
dc.typebookPart-
dc.pagination52 - 60-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2024-06-12T12:35:15Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104343-
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