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dc.contributor.authorSousa, J. C.-
dc.contributor.authorPinto-Martinho, A.-
dc.contributor.authorJerónimo, N. A.-
dc.date.accessioned2024-06-06T08:51:33Z-
dc.date.available2024-06-06T08:51:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSousa, J. C., Pinto-Martinho, A., & Jerónimo, N. A. (2024). NATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiança. JANUS.NET, 15(1), 57-79. https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.4-
dc.identifier.issn1647-7251-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31833-
dc.description.abstractNum contexto político internacional em plena transformação face à invasão da Ucrânia pela Rússia, a NATO vê o seu papel recentrado no debate público europeu. Desta forma, é crucial compreender o papel dos media nas atitudes que os cidadãos europeus têm sobre esta instituição. A presente pesquisa tem como objetivo medir o papel dos media na adesão dos cidadãos da União Europeia à ação da NATO. Para tal consideram-se os indicadores de confiança na NATO, confiança nos media tradicionais e digitais, bem como da frequência de utilização dos media do Eurobarómetro de janeiro e fevereiro 2022, que contou com um total de 26.681 participantes oriundos dos 27 Estados-membro da UE, com amostras representativas. A principal descoberta da pesquisa sugere que os media têm relevo na adesão dos europeus à ação da NATO. Verificou-se que nas vésperas da invasão da Ucrânia pela Rússia a maioria dos europeus confiava na NATO. Mais, a evidência empírica obtida revela que existe grande probabilidade de um cidadão europeu confiar na NATO quando a montante confia nos media tradicionais. Outros resultados relevantes passam pelo facto de a confiança nos media digitais, bem como o seu uso serem bons preditores da confiança na NATO. Subsidiariamente conclui-se que os homens e entre estes os mais instruídos, constituem o núcleo dos cidadãos europeus que mais propensão têm em confiar na NATO.por
dc.language.isopor-
dc.publisherOBSERVARE-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectOTANpor
dc.subjectConfiança nos mediapor
dc.subjectUso de mediapor
dc.subjectOpinião públicapor
dc.subjectEurobarómetropor
dc.titleNATO e opinião pública Europeia: Fatores mediáticos definidores de confiançapor
dc.typearticle-
dc.pagination57 - 79-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume15-
dc.number1-
dc.date.updated2024-06-06T09:48:57Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.26619/1647-7251.15.1.4-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104295-
iscte.journalJANUS.NET-
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