Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31730
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarolino, S. G.-
dc.contributor.authorCapucha, L. M.-
dc.contributor.authorVasconcelos, F. H. L.-
dc.contributor.authorSilva, C. C. da.-
dc.date.accessioned2024-05-20T15:37:41Z-
dc.date.available2024-05-20T15:37:41Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCarolino, S. G., Capucha, L. M., Vasconcelos, F. H. L., & Silva, C. C. da. (2024). Competências digitais do gestor escolar: Uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios. Revista EduSer, Article e202405. https://doi.org/10.34620/eduser.v16i1.271-
dc.identifier.issn2183-038X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31730-
dc.description.abstractOs novos modelos educacionais exigem profissionais que interajam com a tecnologia digital, não apenas com familiaridade, mas com capacidade de aplicação estratégica e proativa destes recursos. A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem como fundamentais para a inovação, fomento e eficiência das ações educativas. O objetivo do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivas da relação do Gestor Escolar com a tecnologia digital. Partimos da seguinte pergunta: de que forma é que as práticas profissionais dos Gestores Escolares, e os desafios que enfrentam, refletem a necessidade de desenvolvimento das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas e prática dos Gestores Escolares. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca de estudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais do Gestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma vez que os textos não detalham quais ações específicas compõem esse conjunto de competências. Adicionalmente, o estudo identificou necessidades e desafios particulares relacionados à aquisição e aplicação destas competências, como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em práticas digitais. Foi apontada ainda a carência de políticas públicas de investimento em estrutura e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCompetências digitaispor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.titleCompetências digitais do gestor escolar: Uma discussão acerca da relevância, práticas e desafiospor
dc.title.alternativeCompetencias digitales del gestor escolar: Una discusión sobre relevancia, prácticas y desafíoses
dc.title.alternativeDigital skills of the school manager: A discussion about relevance, practices, and challengesen
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.volumeN/A-
dc.date.updated2024-05-20T16:35:17Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.34620/eduser.v16i1.271-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104113-
iscte.journalRevista EduSer-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_104113.pdf655,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.