Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31653
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Fernando Alberto Freitas-
dc.contributor.authorCampaniço, Beatriz Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-05-03T11:40:04Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationCampaniço, B. R. (2024). Ready for Metaverse?: Avaliação multicritério da propensão das PMEs para o Metaverso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31653por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31653-
dc.description.abstractO Metaverso é constituído por uma fusão de tecnologias que se apresenta como uma evolução promissora. No entanto, a adoção do Metaverso é algo que implica a dispensa de inúmeros recursos, que por vezes são bastante limitados para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Estas são fundamentais para o desenvolvimento económico de um determinado país ou região e, por isso, o sucesso inerente à adoção de novas soluções digitais encontra-se diretamente relacionado com a sua adoção por parte deste tipo de empresas. Perante este cenário, o presente estudo visa desenvolver um modelo multicritério que avalie a propensão das PMEs para o Metaverso, permitindo identificar os principais critérios a ter em conta neste tipo de avaliação, bem como permitir a perceção dos aspetos de melhoria que cada uma das PMEs avaliadas necessita para adotar o Metaverso. Com efeito, serão aplicados o método BrainWriting (BW) e o Best Worst Method (BWM), assentes numa abordagem construtivista, com o intuito de estruturar e avaliar o problema de decisão inerente ao estudo. Os resultados foram obtidos através de sessões realizadas com seis decisores, que possuem experiência profissional na área em questão. Com o intuito de conceder maior credibilidade ao modelo construído, os resultados foram ainda validados por um expert externo ao processo. A abordagem seguida permite a identificação de critérios relevantes quanto à avaliação da propensão das PMEs para o Metaverso e, consequentemente, para a construção de um modelo de avaliação realista que pode auxiliar nos processos de tomada de decisão.por
dc.description.abstractThe Metaverse represents a fusion of technologies that holds promise for development. However, the adoption of the Metaverse requires the expenditure of numerous resources, which are sometimes quite limited for small and medium-sized enterprises (SMEs). SMEs are fundamental to the economic development of a given country or region and, for this reason, the success inherent in adopting new digital solutions is directly related to their adoption by these types of companies. The aim of this study is to build a multi-criteria model that assesses the propensity of SMEs to adopt the Metaverse, making it possible to identify the main criteria to be considered in this type of assessment, as well as to perceive the aspects of improvement that each SME needs to adopt the Metaverse. Applying the BrainWriting method and the Best Worst Method (BWM), a constructivist approach was adopted to structure and evaluate the decision problem inherent in the study. The results were drawn from sessions held with six decision-makers who have professional experience in the area in question. To lend greater credibility to the evaluation system developed, the results were also consolidated by an expert from outside the process. In this way, the results achieved made it possible to identify the main criteria to be considered when assessing SME propensity for the Metaverse and, consequently, to build a realistic assessment model that could assist in decisionmaking processes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBest Worst Method (BWM)por
dc.subjectMetaverso -- Metaversepor
dc.subjectMétodo BrainWriting (BW)por
dc.subjectPME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprisespor
dc.subjectProblem Structuring Methods (PSMs)por
dc.titleReady for Metaverse?: Avaliação multicritério da propensão das PMEs para o Metaversopor
dc.title.alternativeReady for Metaverse?”: Structural analysis of SME propensity for Metaversepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203587936por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2027-04-12-
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelM20por
dc.subject.jelO31por
dc.subject.jelO32por
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_beatriz_ribeiro_campanico.pdf
  Restricted Access
1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.