Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/31598| Author(s): | Poças, Sara Santos, Júlio Gonçalves dos |
| Date: | 2020 |
| Title: | Influências da globalização e da cooperação na educação e na formação de professores em Angola |
| Journal title: | Cadernos de Estudos Africanos |
| Number: | 39 |
| Pages: | 57-84 |
| Reference: | Poças, S., & Santos, J. G. dos (2020). Influências da globalização e da cooperação na educação e na formação de professores em Angola. Cadernos de Estudos Africanos, (39), 57-84. https://doi.org/10.4000/cea.4797 |
| ISSN: | 1645-3794 |
| DOI (Digital Object Identifier): | https://doi.org/10.4000/cea.4797 |
| Keywords: | Globalização Globalization Angola Formação de professores -- Teacher education Cooperação para o desenvolvimento Development cooperation |
| Abstract: | Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor. This article aims to discuss the influences of globalization and development cooperation on education and teacher training in Angola, particularly in the provinces of Benguela, Cabinda and Cunene. A qualitative methodology was used and the results stem from document analysis and semi-structured interviews conducted with various national and local actors. Thus, it appears that the parameters defined for teacher training in Angola are strongly influenced by international cooperation projects in their conceptions and practices. The need for monitoring and re-contextualization of teacher training in Angola, as well as valuing the teaching career, are suggested. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| article_hdl31598.pdf | 994,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












