Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31411
Autoria: Menezes, Ana Gabriela Andrade de
Orientação: Matos, Florinda Maria Carreira Neto
Data: 4-Dez-2023
Título próprio: The employee perception of corporate social responsibility: BNP Paribas
Referência bibliográfica: Menezes, A. G. A. de (2023). The employee perception of corporate social responsibility: BNP Paribas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31411
Palavras-chave: Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Employees
Stakeholders
Perception
Colaboradores
Percepção
Resumo: Globalization has changed the nature of many markets in recent years. Today, one of the strategies to gain competitive advantage is to implement responsible business practices that can drive to the customer choice. In this way, Corporate Social Responsibility (CSR) is considered as an important initiative for stakeholders to create more trust in companies, with the potential to provide an environment of worthy engagement. For this reason, it is important to identify how employees perceive and relate with the CSR initiatives. However, the researches about this subject are still limited on bank employees' preferences and reflections on different CSR references. The objective of this dissertation is to understand the employees’ perception of CSR activities in a French bank that operates in Portugal, Banque Nacional De Paris (BNP Paribas). To retrieve this data, a qualitative survey was carried out among BNP Paribas employees. The discovery was that the majority of employees have some interest, but still insufficient knowledge about CSR, and the factor that seems to be driving this is the lack of information available and shared with the employees about the real data concerning the bank activities of CSR.
A globalização mudou a natureza de muitos mercados nos últimos anos. Atualmente, uma das formas de obter uma vantagem competitiva encontra-se em implementar práticas empresariais responsáveis que possam conduzir à escolha do cliente. Desta forma, a Responsabilidade Social Corporativa (RSE) é uma iniciativa essencial para que os stakeholders criem mais confiança nas empresas, com o objetivo de proporcionar um ambiente de envolvimento responsável. Por este motivo, é importante identificar como os colaboradores se relacionam com as iniciativas de RSE. No entanto, as pesquisas sobre este assunto ainda são limitadas nas preferências dos bancários e nas reflexões sobre diferentes iniciativas de RSE. O objetivo desta dissertação é compreender a percepção dos colaboradores sobre as atividades de RSE, num banco francês que opera em Portugal, o Banque Nacional De Paris (BNP Paribas). Para encontrar estes dados, foi realizada uma análise qualitativa, tendo por base a percepção dos colaboradores do BNP Paribas. Foi concluído que a maioria dos colaboradores tem algum interesse, mas ainda com conhecimentos insuficientes sobre RSE, e o fator que parece estar a impulsionar isso é a falta de informação disponível e partilhada com os colaboradores sobre os reais dados das praticas RSE no banco.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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