Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31398
Author(s): Santos, Carlos Miguel Pinto
Advisor: Fontes, Andrea Maria Flores Oliveira
Date: 7-Feb-2024
Title: Turnover no setor do retalho: Propostas de intervenção
Reference: Santos, C. M. P. (2023). Turnover no setor do retalho: Propostas de intervenção [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31398
Keywords: Rotatividade
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Gestão de benefícios -- Benefits management
Recursos humanos -- Human resources
Turnover
Abstract: No contexto empresarial que se vive nos dias de hoje, a retenção de talentos é uma das grandes preocupações para as organizações, especialmente no setor do retalho, onde a rotatividade dos trabalhadores é frequentemente elevada. Neste sentido é importante fazer uma análise interna às empresas, de modo a verificar quais os fatores que mais influenciam o turnover dentro das mesmas, por exemplo, através de questionários internos. Com esta análise feita, é importante arranjar soluções para combater a rotatividade e contribuir para o aumento da satisfação total dos seus trabalhadores. Para este projeto, foi realizado um questionário de modo a avaliar quais os fatores que, dentro desta empresa do setor do retalho, mais contribuem para a rotatividade dos seus trabalhadores. Dentro destes fatores estão as seguintes variáveis: Benefícios, Colegas, Comunicação, Recompensas Contingentes, Natureza do Trabalho, Processos da Empresa, Remuneração, Promoções e Chefia. Os resultados obtidos, indicaram que as variáveis demográficas são menos explicativas em comparação com as variáveis organizacionais, no que diz respeito à intenção de turnover. O objetivo final deste trabalho é apresentar algumas sugestões de projetos para implementar na empresa, de modo a prevenir o turnover e a aumentar a satisfação dos trabalhadores no setor do retalho.
In today's business context, talent retention is a major concern for organizations, especially in the retail sector, where employee turnover is often elevated. Regarding this topic, it is important to conduct an internal analysis of companies to identify the factors that most influence turnover, for example, through internal questionnaires. With this analysis completed, it is important to find solutions to combat turnover and contribute to the overall satisfaction of employees. For this project, a questionnaire was conducted to assess which factors within this retail sector company contribute the most to employee turnover. These factors include the following variables: Benefits, Colleagues, Communication, Contingent Rewards, Nature of Work, Company Processes, Remuneration, Promotions, and Management. The results obtained indicated that demographic variables are less explanatory compared to organizational variables regarding turnover intention. The ultimate goal of this work is to present some project suggestions to implement in the company to prevent turnover and increase employee satisfaction in the retail sector.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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