Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31384
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Lígia-
dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Veríssimo dos-
dc.date.accessioned2024-03-21T12:44:17Z-
dc.date.available2024-03-21T12:44:17Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationSantos, A. C. V. dos (2023). Paternal involvement: Contexts and quality: Its implications for the quality of children’s socio-emotional adjustment [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31384por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31384-
dc.description.abstractDespite fathers increased participation in family’s daily-life, especially in childcare, policies promoting children’s healthy development remain mainly focused on mothers, with fathers being often considered as the breadwinner, playmate, or the help when mothers need. Thus, the main goal of this project is to contribute to the growth of knowledge on fathers and their impact on children and sustain new social policies. It’s organized into four studies aiming to: (1) Identify involvement profiles in child-related activities, and explore profile differences between regarding father’s, child’s, and family’s characteristics; (2) Explore how child’s characteristics are associated with father’s involvement; (3) Analyze predictors of involvement, considering fathers’ parenting style, education, working hours, and children’s characteristics; (4) Test the associations between the quality of parenting behaviors, children’s OXT levels and behavioral problems. Overall, the results reveled that fathers who were more involved in all dimensions had higher levels of education, sense of efficacy, mother’s working hours, and family income. Also, for younger children, fathers were more involved in teaching/discipline and play with more extroverted daughters: whereas with older children, fathers were more involved in teaching/discipline and play when children were higher on negative-affectivity, particularly with boys. Moreover, for father’s involvement in direct care, his education and work hours were significant predictors; for teaching/discipline, his authoritative style; and for play, his education. An interaction between authoritative style and child negative-affect was found for involvement in teaching/discipline and play. Lastly, father’s sensitivity and intrusiveness were negatively and positively, respectively, associated with children’s internalizing difficulties and oxytocin levels. These results will contribute to promoting an active and positive involvement of the father with an impact on the well-being of children and families.por
dc.description.abstractApesar do aumento da participação do pai na vida quotidiana da família, políticas que promovem o desenvolvimento saudável das crianças continuam a centrar-se principalmente nas mães, sendo os pais frequentemente considerados como uma figura secundária. Assim, o principal objetivo deste projeto é contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o pai, e o seu papel no desenvolvimento das crianças, de forma a sustentar novas políticas sociais. Está organizado em quatro estudos, com o objetivo de: (1) Identificar perfis de envolvimento paterno e explorar diferenças em função de características do pai, criança e família; (2) Explorar como características da criança estão associadas ao envolvimento do pai; (3) Analisar preditores do envolvimento, considerando o estilo parental, escolaridade, horas de trabalho do pai, e características da criança; (4) Testar associações entre a qualidade dos comportamentos parentais, níveis de oxitocina e problemas comportamentais das crianças. Os resultados em geral, revelaram que pais mais envolvidos em todas as dimensões tinham níveis mais elevados de escolaridade, eficácia parental, horas de trabalho da mãe, e rendimento familiar. Nas crianças mais novas, pais estavam mais envolvidos no ensino/disciplina e brincadeira com filhas mais extrovertidas; nas crianças mais velhas, pais estavam mais envolvidos no ensino/disciplina e brincadeira quando as crianças apresentavam maior afetividade-negativa, especialmente rapazes. Ainda, para o envolvimento nos cuidados diretos, a escolaridade e horas de trabalhoforam preditores significativos; no ensino/disciplina, o estilo autorizante; na brincadeira, a escolaridade. No ensino/disciplina e brincadeira, foi encontrada uma interação entre o estilo autorizante e a afetividade-negativa da criança. Por último, a sensibilidade e a intrusividade do pai estavam negativamente e positivamente, respetivamente, associadas a dificuldades de internalização e níveis de oxitocina das crianças. Estes resultados contribuirão para promover um envolvimento ativo e positivo do pai com impacto no bem-estar das crianças e das famílias.por
dc.language.isoengpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F138705%2F2018/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/COVID%2FBD%2F152763%2F2022/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectPaternal involvementpor
dc.subjectChild’s age and sexpor
dc.subjectChild's temperamentpor
dc.subjectParenting stylespor
dc.subjectParental sensitivitypor
dc.subjectChild's behavior problemspor
dc.subjectEnvolvimento paternopor
dc.subjectIdade e sexo da criançapor
dc.subjectTemperamento da criançapor
dc.subjectEstilos parentaispor
dc.subjectSensibilidade parentalpor
dc.subjectProblemas de comportamento da criançapor
dc.titlePaternal involvement: Contexts and quality: Its implications for the quality of children’s socio-emotional adjustmentpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101618816por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapor
iscte.subject.ods16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazespor
dc.subject.jel2800por
dc.subject.jel2956por
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_ana_verissimo_santos.pdf1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons