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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, P.-
dc.contributor.authorMendes, M. M.-
dc.contributor.authorPinheiro, S.-
dc.contributor.authorMourão, S.-
dc.contributor.authorCandeias, P.-
dc.contributor.editorMaria Manuela Mendes-
dc.date.accessioned2024-03-21T09:51:35Z-
dc.date.available2024-03-21T09:51:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCaetano, P., Mendes, M. M., Pinheiro, S., Mourão, S., & Candeias, P. (2023). Investigação em contexto escolar. In M. M. Mendes (Eds.). Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento (pp. 61-90). Mundos Sociais. http://hdl.handle.net/10071/31379-
dc.identifier.isbn878-989-8536-85-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31379-
dc.description.abstractApesar de haver uma crescente presença de estudantes ciganos/as na escola pública, raramente as suas vozes são escutadas, nomeadamente, pouco se sabe sobre as suas experiências escolares. As famílias e, sobretudo, os pais também são raramente auscultados. Paralelamente, acresce que a pesquisa comparativa com outros jovens não-ciganos/as caracteriza-se por ser igualmente escassa (Bhopal e Myers, 2009; Zachos e Panagiotidou, 2019). Tendo em conta a literatura científica sobre as perceções dos/as professores/as perante os/as alunos/as ciganos/as, importa abordar de forma sucinta algumas premissas em que assentam alguns equívocos ou até falácias em torno da relação entre os/as ciganos/as e a escola. Primeiramente, e no que se refere ao insucesso escolar dos estudantes ciganos/as, as abordagens teóricas dividem-se basicamente em duas perspetivas: as que presumem que a desigualdade é desencadeada por características dos/as estudantes pertencentes a minorias (e dos seus pais e/ou comunidades), versus as que enfatizam as características institucionais e os discursos dominantes (Brüggemann e D’Arcy, 2017). Com efeito, várias pesquisas realizadas em contexto nacional (Mendes, Magano e Costa, 2020) e internacional evidenciam claramente que os/as professores/as tendem a desresponsabilizar-se pelos resultados escolares dos/as estudantes ciganos/as, transferindo essa responsabilidade para os/as próprios/as estudantes e para os seus pais. Todavia, quase nunca questionam ou colocam em causa fatores associados ao seu papel como professor/a (Gimenez Adelantado, Piasere e Liegeois, 2002; Pecek, Cuk e Lesar, 2008; Carmona Santiago et al., 2019).por
dc.language.isopor-
dc.publisherMundos Sociais-
dc.relation.ispartofCiganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleInvestigação em contexto escolarpor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination61 - 90-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2024-03-21T09:50:06Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-103292-
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