Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31344
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQuaresma, Maria Luísa-
dc.date.accessioned2024-03-14T10:16:39Z-
dc.date.available2024-03-14T10:16:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationQuaresma, M. L. (2023). Tensões e reconfigurações no Ensino Superior: O modelo neoliberal chileno em debate. Sociologia, Problemas e Práticas, (102), 41-57. https://doi.org/10.7458/SPP202310227452por
dc.identifier.issn0873-6529por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31344-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma discussão teórica sobre a reconfiguração da universidade no sentido da massificação e mercadorização, tomando como exemplo o Chile, um dos países do mundo mais permeáveis às lógicas de mercado. Analisam-se os desafios de um processo de massificação ancorado na privatização e na segregação social e os recentes movimentos estudantis chilenos de contestação à mercadorização da educação. Discute-se assim um modelo educativo aplicado pelo neoliberalismo real durante 40 anos, acreditando ser este exemplo um contributo profícuo para o debate nacional em países onde os ventos da ideologia de mercado sopram com mais força.por
dc.description.abstractThis paper aims to present a theoretical discussion about the university reconfiguration, and its massification and marketisation, taking as example Chile, one of the most highly marketized countries in the world. It discusses the challenges of a massification anchored in privatisation and segregation and also the Chilean student movements against the market-oriented educational system. With the discussion about the Chilean educational model implemented by the real neoliberalism over the last 40 years we intend to bring a proficuous contribution to the national debate in countries where the market ideology winds are blowing more strongly.por
dc.description.abstractCet article présente une discussion théorique sur la reconfiguration de l’université, sa massification et sa marchandisation, en prenant comme exemple le Chili, un des pays du monde le plus perméable aux logiques du marché. On analyse les défis d’une massification appuyée sur la privatisation et la ségrégation et on problématise les mouvements d’étudiants chiliens qui contestent la marchandisation de l’éducation. On discute ainsi un modèle éducatif mis en œuvre par le néolibéralisme réel pendant 40 ans, en croyant que cet exemple apportera une contribution pour le débat dans des pays ou les vents de l’idéologie de marché soufflent fort.por
dc.description.abstractEste artículo presenta una discusión teórica sobre la reconfiguración de la universidad, su mercantilización y masificación, tomando como ejemplo Chile, uno de los países del mundo más permeables a las lógicas de mercado. Se analizan los desafíos de una masificación basada en la privatización y segregación y los movimientos estudiantiles chilenos de contestación a la mercantilización de la universidad. Así, se discute un modelo educativo aplicado por el neoliberalismo real durante 40 años, pensando traer con este ejemplo una contribución para el debate nacional en países donde los vientos de la ideología de mercado soplan con más fuerza.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Mundos Sociaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superior -- Higher educationpor
dc.subjectMercadorizaçãopor
dc.subjectMassificação universitáriapor
dc.subjectChilepor
dc.subjectMarketisationpor
dc.subjectMassificationpor
dc.subjectChilipor
dc.subjectEnseignement supérieurpor
dc.subjectMarchandisationpor
dc.subjectMassification universitairepor
dc.subjectEducación superiorpor
dc.subjectMercantilizaciónpor
dc.subjectMasificación universitariapor
dc.titleTensões e reconfigurações no Ensino Superior: O modelo neoliberal chileno em debatepor
dc.title.alternativeTensions and reconfigurations in higher education: The neoliberal Chilean experimentpor
dc.title.alternativeTensions et reconfigurations de l’enseignement supérieur: Le modèle néolibéral Chilien en débatpor
dc.title.alternativeTensiones y reconfiguraciones en la educación superior: El experimento neoliberal chilenopor
dc.typearticlepor
dc.pagination41-57por
dc.peerreviewedyespor
dc.number102por
dc.description.versionpublicadapor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7458/SPP202310227452por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.journalSociologia, Problemas e Práticaspor
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl31344.pdf110,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.