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http://hdl.handle.net/10071/31242
Author(s): | Fernandes, José Diogo Silva |
Advisor: | Mata, João José Trocado da |
Date: | 2-Feb-2024 |
Title: | O impacto dos vieses institucionais nas políticas públicas: O caso da gratuitidade universal no acesso aos manuais escolares em Portugal |
Reference: | Fernandes, J. D. S. (2023). O impacto dos vieses institucionais nas políticas públicas: O caso da gratuitidade universal no acesso aos manuais escolares em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31242 |
Keywords: | Tomada de não-decisão Tomada de decisão -- Decision making Mobilização de viés Nondecision-making Mobilization of bias |
Abstract: | Esta dissertação tem como propósito primário aprofundar o conhecimento sobre o impacto
de diferentes vieses presentes nas arenas de decisão e nos modos de organização do sistema
político, no processamento de diferentes perspetivas e reivindicações por mudança no âmbito
das políticas de educação em Portugal, recorrendo aos contributos do quadro teórico-
conceptual da tomada de não-decisão (Bachrach e Baratz, 1962; 1963; 1970).
Para cumprir esse objetivo, foi conduzido um estudo de caso sobre a política de
acesso/disponibilização de manuais escolares em Portugal, a fim de averiguar os vieses
institucionais dominantes no contexto de decisão relevante. Para isso, procedeu-se a uma
análise a um conjunto de iniciativas legislativas e consequentes debates, através da qual foi
possível verificar a existência de duas posições contrastantes face à opção da gratuitidade
universal no acesso aos manuais escolares: favorabilidade, e objeção/colocação de restrições.
Estas posições divergentes surgiram de diferentes interpretações da igualdade de
oportunidades escolares e da gratuitidade do ensino, e diferentes perceções da viabilidade
das medidas de acesso universal gratuito.
Conclui-se que a gratuitidade do acesso universal gratuito aos manuais escolares foi impedida
até 2016 em consequência do domínio de interpretações restritas desses princípios e da
atribuição de um baixo nível de importância à questão, que por sua vez refletem a mobilização
de viés até aí existente.
Este trabalho constitui o primeiro passo para a compreensão da presença, extensão e
funcionamento da tomada de não-decisão nas políticas de educação em Portugal. This dissertation's primary objective is to expand the knowledge about the effects of different biases present in decision-making arenas and in the organization of the political system, on the processing of different perspectives and demands for change within the scope of education policy in Portugal, applying the contributions of the theoretical framework of Nondecision-making (Bachrach and Baratz, 1962; 1963; 1970). To accomplish this objective, a case study was conducted on the policy of access/provision of school textbooks in Portugal, in order to investigate the dominant institutional biases in the relevant decision context. For this purpose, an analysis of a series of legislative initiatives and the ensuing debates was performed, through which it was possible to verify the existence of two contrasting standpoints on the option of free universal access to school textbooks: favourability, and objection/placement of restrictions. These differing stances emerged due to varying interpretations of equal educational opportunities and free education, as well as differing perceptions regarding the feasibility of free universal access measures. It was concluded that free universal access to school textbooks was prevented until 2016 as a result of the dominance of restrictive interpretations of these principles and the assigning of low importance to the issue, which in turn reflect the former mobilization of bias. This work constitutes the first step towards an understanding of the presence, extent and operation of nondecision-making in education policy in Portugal. |
Department: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Degree: | Mestrado em Políticas Públicas |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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