Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31229
Autoria: Alho, Fernando Manuel Jorge da Silva
Orientação: Santos, Vitor Vidal
Data: 24-Fev-2022
Título próprio: Aliança estratégica como catalisador de negócios: Plano de negócios UP (União de Produtores)
Referência bibliográfica: Alho, F. M. J. da S. (2021). Aliança estratégica como catalisador de negócios: Plano de negócios UP (União de Produtores) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31229
Palavras-chave: Plano de negócio -- Business plan
Comércio eletrónico -- E-commerce
Startup
Resumo: Ao longo do último decénio, a distribuição transformou-se consideravelmente, beneficiando de inovações tecnológicas que possibilitaram novas formas de compra, estimuladas, mais recentemente, pela pandemia COVID-19. Consequentemente, o e-commerce, em particular o alimentar, registou um notável crescimento. O processo logístico associado à distribuição alimentar tem-se complexificado, com a importação de produtos que percorrem milhares de quilómetros, impactando no ambiente, na saúde e na segurança alimentar. Perante este contexto de transformação disruptiva, a reaproximação dos produtores aos consumidores poderá melhorar o fluxo de informação sobre as necessidades mútuas, nomeadamente da qualidade e da sustentabilidade produtiva, reforçando a relação de confiança e, simultaneamente, permitindo a redução de custos. O presente plano de negócios foca-se na criação de uma aliança de produtores portugueses, que facilite o desenvolvimento de negócios, aproxime os consumidores, promova a partilha de recursos e potencie o crescimento e a criação de valor dos seus associados. O associativismo constitui uma solução financeiramente acessível, de risco reduzido, proporcionando acesso a negócios, informação e volume, enfatizando as dimensões do branding e do marketing, inalcançáveis individualmente. A União de Produtores (UP) concentrar-se-á no desenvolvimento de um conjunto de iniciativas inovadoras, alavancando e capitalizando as potencialidades resultantes do efeito de escala e da diversidade de conhecimento e de capacitação dos seus associados. Releva-se, destas ações, a criação de um supermercado online assente numa plataforma tecnologicamente evoluída, a implementação de uma estratégia comercial, estruturada numa política diferenciada de marketing e no desenvolvimento logístico facilitador de um serviço de qualidade, em prazos concorrenciais e a custo reduzido.
Over the last decade, distribution has changed considerably, benefiting from technological innovations that have enabled new forms of purchase, stimulated, more recently, by the COVID-19 pandemic. Consequently, e-commerce, in particular food, registered remarkable growth. The logistical process associated with food distribution has become more complex, with the movement of products that travel thousands of miles thus impacting the environment and affecting both health and food safety. Because of this disruptive transformation, bringing producers and consumers closer together can improve the flow of information on mutual needs, namely quality and productive sustainability, strengthening the relationship of trust and, simultaneously, allowing for cost reduction. This business plan is focused on creating an alliance of Portuguese producers, which facilitates business development, brings consumers closer, promotes the sharing of resources and enhances the growth and creation of value for its members. Forming a trade association constitutes a financially accessible, low-risk solution, providing access to business, information and volume, emphasizing the dimensions of branding and marketing, which cannot be reached individually. The União de Produtores (UP) will focus on the development of a set of innovative initiatives, leveraging and capitalizing on the potential resulting from the effect of scale and the diversity of knowledge and training of its members. These actions include the creation of an online supermarket based on a technologically evolved platform, the implementation of a commercial strategy, structured in a differentiated marketing policy and in the logistical development that facilitates a quality service, in competitive terms and at a reduced cost.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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