Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31229
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Vitor Vidal-
dc.contributor.authorAlho, Fernando Manuel Jorge da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-01T14:16:47Z-
dc.date.available2024-03-01T14:16:47Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.citationAlho, F. M. J. da S. (2021). Aliança estratégica como catalisador de negócios: Plano de negócios UP (União de Produtores) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31229por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31229-
dc.description.abstractAo longo do último decénio, a distribuição transformou-se consideravelmente, beneficiando de inovações tecnológicas que possibilitaram novas formas de compra, estimuladas, mais recentemente, pela pandemia COVID-19. Consequentemente, o e-commerce, em particular o alimentar, registou um notável crescimento. O processo logístico associado à distribuição alimentar tem-se complexificado, com a importação de produtos que percorrem milhares de quilómetros, impactando no ambiente, na saúde e na segurança alimentar. Perante este contexto de transformação disruptiva, a reaproximação dos produtores aos consumidores poderá melhorar o fluxo de informação sobre as necessidades mútuas, nomeadamente da qualidade e da sustentabilidade produtiva, reforçando a relação de confiança e, simultaneamente, permitindo a redução de custos. O presente plano de negócios foca-se na criação de uma aliança de produtores portugueses, que facilite o desenvolvimento de negócios, aproxime os consumidores, promova a partilha de recursos e potencie o crescimento e a criação de valor dos seus associados. O associativismo constitui uma solução financeiramente acessível, de risco reduzido, proporcionando acesso a negócios, informação e volume, enfatizando as dimensões do branding e do marketing, inalcançáveis individualmente. A União de Produtores (UP) concentrar-se-á no desenvolvimento de um conjunto de iniciativas inovadoras, alavancando e capitalizando as potencialidades resultantes do efeito de escala e da diversidade de conhecimento e de capacitação dos seus associados. Releva-se, destas ações, a criação de um supermercado online assente numa plataforma tecnologicamente evoluída, a implementação de uma estratégia comercial, estruturada numa política diferenciada de marketing e no desenvolvimento logístico facilitador de um serviço de qualidade, em prazos concorrenciais e a custo reduzido.por
dc.description.abstractOver the last decade, distribution has changed considerably, benefiting from technological innovations that have enabled new forms of purchase, stimulated, more recently, by the COVID-19 pandemic. Consequently, e-commerce, in particular food, registered remarkable growth. The logistical process associated with food distribution has become more complex, with the movement of products that travel thousands of miles thus impacting the environment and affecting both health and food safety. Because of this disruptive transformation, bringing producers and consumers closer together can improve the flow of information on mutual needs, namely quality and productive sustainability, strengthening the relationship of trust and, simultaneously, allowing for cost reduction. This business plan is focused on creating an alliance of Portuguese producers, which facilitates business development, brings consumers closer, promotes the sharing of resources and enhances the growth and creation of value for its members. Forming a trade association constitutes a financially accessible, low-risk solution, providing access to business, information and volume, emphasizing the dimensions of branding and marketing, which cannot be reached individually. The União de Produtores (UP) will focus on the development of a set of innovative initiatives, leveraging and capitalizing on the potential resulting from the effect of scale and the diversity of knowledge and training of its members. These actions include the creation of an online supermarket based on a technologically evolved platform, the implementation of a commercial strategy, structured in a differentiated marketing policy and in the logistical development that facilitates a quality service, in competitive terms and at a reduced cost.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlano de negócio -- Business planpor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectStartuppor
dc.titleAliança estratégica como catalisador de negócios: Plano de negócios UP (União de Produtores)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202964086por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Aplicadapor
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
dc.subject.jelM13por
dc.subject.jelM21por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_fernando_silva_alho.pdf3,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.