Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31116
Autoria: Nabais, Afonso Fernandes
Orientação: Tomás, Maria João Beirão Lopes de Sousa Machado Landeiro
Data: 8-Nov-2023
Título próprio: O risco cultural na internacionalização de empresas: O caso de sucesso da McDonald's
Referência bibliográfica: Nabais, A. F. (2023). O risco cultural na internacionalização de empresas: O caso de sucesso da McDonald's [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31116
Palavras-chave: Internacionalização
McDonald’s
Risco cultural
Religião -- Religion
Franchising -- Franchising
Internationalization
Cultural risk
Resumo: Este estudo pretende investigar a estratégia de internacionalização da McDonald’s. Numa primeira fase centra-se no modo de entrada no mercado de destino e na segunda como se posiciona como líder e empresa dominante do mercado de fast-food, durante largos anos até os dias de hoje. Para além da estratégia de customização do cliente ao produto clássico, Big Mac, foca-se também na adaptação aos novos mercados através da criação de menus tendo por base os costumes alimentares, religiões e culturas desses países. Através de entrevistas com gerentes de loja de restaurantes McDonald’s, pretendeu percecionar se as diferenças culturais têm ou não impacto nos pedidos em restaurantes McDonald’s, em Portugal.
This study aims to investigate McDonald's internationalization strategy. In the first phase, it focuses on how it entered the destination market and in the second, how it positioned itself as the leader and dominant company in the fast-food market, for many years up to the present day. In addition to the strategy of customizing the customer to the classic product, Big Mac, it also focuses on adapting to new markets by creating menus based on the eating habits, religions and cultures of those countries. Through interviews with store managers of McDonald's restaurants, it aims to find out whether cultural differences have an impact on orders in McDonald's restaurants in Portugal.
Designação do Departamento: Departamento de Economia
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_afonso_fernandes_nabais.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.