Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31004
Autoria: Reis, C.
Lapa, T.
Data: 2023
Título próprio: As redes sociais online na inclusão social dos seniores portugueses: Uma forma de “Aproximar, Comunicar e Apoiar”
Título da revista: Estudos em Comunicação
Volume: 2
Número: 37
Paginação: 64 - 82
Referência bibliográfica: Reis, C., & Lapa, T. (2023). As redes sociais online na inclusão social dos seniores portugueses: Uma forma de “Aproximar, Comunicar e Apoiar”. Estudos em Comunicção, 2(37), 64-82. https://dx.doi.org/10.25768/164620-204974n37v2a04
ISSN: 1646-4974
DOI (Digital Object Identifier): 10.25768/1646 - 4974n37v2a04
Palavras-chave: Seniores
Redes sociais online
Inclusão social
Inclusão digital
Solidão
Resumo: Os riscos de solidão, doença e perda de autonomia surgem comumente mais associados à velhice (Daniel et al., 2015). Partindo do pressuposto que novas formas mediadas de socialização emergem das redes sociais online (RSO) (Amaral & Sousa, 2009), olha-se para a sua utilização como uma forma de fazer face a riscos relativos à inclusão social dos seniores e amortecer ou contrariar condições de menor autonomia, mobilidade e menor probabilidade de interação social. Seguindo as abordagens teóricas dos usos e gratificações e relativas ao capital social, procurou-se aferir se o uso das RSO tinha impacto no bem-estar social, no aumento da autoestima e na diminuição da solidão dos seniores inquiridos. Foi seguida uma estratégia metodológica de métodos mistos que incluiu a aplicação de um questionário online e de entrevistas semiestruturadas. Sustentada num modelo conceptual de capital social que abrange as dimensões Relacional, Cognitiva, Estrutural, Bonding e Bridging, a pesquisa corroborou a hipótese de que as RSO contribuem positivamente para o capital social dos seniores inquiridos. Os resultados revelam, ainda, que as novas formas de participação ativa e social dos seniores nas RSO são entendidas por parte dos respondentes como benéficas para o seu bem-estar e são percecionadas como uma forma de “Aproximar, Comunicar e Apoiar”.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_31004.pdf11,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.