Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31003
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro F.-
dc.contributor.advisorSilva, Rui Vinhas da-
dc.contributor.authorCarvalho, Joana do Vale Viegas Silva-
dc.date.accessioned2024-02-14T14:50:56Z-
dc.date.available2024-02-14T14:50:56Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationCarvalho, J. do V. V. S. (2023). Environmental sustainability in football clubs' strategy: The perception of Sporting Clube de Portugal's fans [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31003por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31003-
dc.description.abstractThe world is in a climate emergency, which makes environmental sustainability and corporate social responsibility relevant in all sectors. Football clubs have been slowly introducing initiatives in their organizational strategy to reduce the negative impact the sector has on the environment. Due to their huge visibility, these efforts can not only have a positive impact in the environment, but also inspire the community. Asynchronous interviews were conducted to a sample of 102 Sporting supporters, aiming at analyzing the level of awareness of Sporting fans to environmental sustainability, the effectiveness of Sporting’s communication about introducing this thematic in its strategy and how the supporters perceive and are impacted by those efforts. The results show that the supporters believe environmental sustainability is relevant in the football sector, but most are unaware of measures being implemented by the club, considering initiatives should tackle transportation, energy efficiency, the stadium and the sports events. This highlighted the need for a better communication strategy of the efforts being put in place by the club, which could bring competitive advantage to Sporting and create a positive impact on its fans.por
dc.description.abstractO mundo está em emergência climática, tornando a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social corporativa relevantes em todos os setores. Coerentemente, os clubes de futebol têm vindo lentamente a introduzir na sua estratégia organizacional iniciativas para reduzir o impacto negativo que o sector tem no ambiente. Devido à sua enorme visibilidade, estes esforços podem não só ter um impacto positivo no ambiente, mas também inspirar a comunidade. Neste estudo foram realizadas entrevistas assíncronas a uma amostra de 95 adeptos do Sporting Clube de Portugal, com o objetivo de analisar (1) o seu nível de sensibilização para a sustentabilidade ambiental, (2) a eficácia da comunicação do Sporting sobre a introdução desta temática na sua estratégia, e (3) a forma como os adeptos percecionam e (4) são impactados por esses esforços. Os resultados mostram que os adeptos acreditam que a sustentabilidade ambiental é relevante no setor do futebol, mas que a maioria desconhece as medidas que estão a ser implementadas pelo clube. Considerando ainda que estas medidas devem focar-se em áreas como os transportes, a eficiência energética, o estádio e os eventos desportivos. Deste modo, os resultados evidenciaram a necessidade de uma melhor estratégia de comunicação das medidas de sustentabilidade ambiental que estão a ser implementadas pelo clube, o que poderá trazer vantagem competitiva ao Sporting e criar um impacto positivo nos seus adeptos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganizational strategypor
dc.subjectSustentabilidade ambiental -- Environmental sustainabilitypor
dc.subjectResponsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibilitypor
dc.subjectFootball clubspor
dc.subjectFootball fanspor
dc.subjectSporting Clube de Portugalpor
dc.subjectEstratégia organizacionalpor
dc.subjectClubes de futebolpor
dc.subjectAdepto de futebolpor
dc.titleEnvironmental sustainability in football clubs' strategy: The perception of Sporting Clube de Portugal's fanspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203482832por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
iscte.subject.odsAção climáticapor
dc.subject.jelQ01por
dc.subject.jelQ56por
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joana_silva_carvalho.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.