Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30998
Author(s): Plácido, Ana Sofia de Assis Lobo Vivaldo
Advisor: Pereira, Renato
Date: 11-Dec-2023
Title: Caracterização do fenómeno empreendedor no setor vitivinícola na Península de Setúbal
Reference: Plácido, A. S. de A. L. V. (2023). Caracterização do fenómeno empreendedor no setor vitivinícola na Península de Setúbal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30998
Keywords: Setor vinícola -- Wine sector
Empreendedorismo por oportunidade
Inovação -- Innovation
Vantagem competitiva -- Competitive advantage
Sustentabilidade -- Sustainability
Opportunity entrepreneurship
Abstract: O objetivo desta dissertação é caracterizar, de uma perspetiva empreendedora, o setor vitivinícola da Península de Setúbal, nomeadamente, o tipo de empreendedorismo inerente à criação das empresas deste setor, os traços da mentalidade empreendedora, o crescimento das organizações, as inovações adotadas, as estratégias de abordagem do mercado, a forma como criam valor e as principais vantagens competitivas alcançadas. De forma a responder à minha pergunta de investigação, conduzi um estudo de casos múltiplos junto de seis empresas vitivinícolas da Península de Setúbal: Camolas & Matos, Lda., Casa Ermelinda Freitas - Vinhos S.A., Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, C.R.L., Fernando Santana Pereira, Unipessoal, Lda., Marcolino Freitas & Filho, Lda. e Quinta do Piloto - Vinhos, Lda. Os resultados demonstram que as empresas do setor vitivinícola da Península de Setúbal tiveram como base o empreendedorismo por oportunidade, apresentam um crescimento gradual, apostam cada vez mais na inovação, na sustentabilidade e na criação de valor para a região e adotam estratégias diferenciadoras de abordagem do mercado, de modo a alcançar vantagens competitivas sustentáveis.
The objective of this dissertation is to characterise the wine sector of the Setúbal Peninsula from an entrepreneurial perspective, namely the type of entrepreneurship inherent in the creation of companies in this area, the traits of the entrepreneurial mindset, the growth of organisations, the innovations adopted, the strategies for approaching the market, the way they create value and the main competitive advantages achieved. In order to answer my research question, I conducted a multiple case study with six wine companies from the Setúbal Peninsula: Camolas & Matos, Lda., Casa Ermelinda Freitas - Vinhos S.A., Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, C.R.L., Fernando Santana Pereira, Unipessoal, Lda., Marcolino Freitas & Filho, Lda. e Quinta do Piloto - Vinhos, Lda. The results demonstrate that companies in the wine sector of the Setúbal Peninsula were created through opportunity-based entrepreneurship, exhibit gradual growth, increasingly emphasize innovation, sustainability, and value creation for the region, and adopt distinctive market approaches to achieve sustainable competitive advantages.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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