Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/30965
Autoria: | Caires, Ana Cláudia Gouveia |
Orientação: | Miguel, Luís Pedro da Rocha |
Data: | 11-Dez-2023 |
Título próprio: | The influence of sustainable practices on customer satisfaction |
Referência bibliográfica: | Caires, A. C. G. (2023). The influence of sustainable practices on customer satisfaction [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30965 |
Palavras-chave: | Sustentabilidade -- Sustainability Sustainable practices Satisfação do cliente -- Customer satisfaction Sustainable accommodation Práticas sustentáveis Acomodação sustentável |
Resumo: | The tourism sector has a significant impact on the environment and many travellers are, more
than ever, aware of their impact while travelling. Consumers are now stricter about their travel
habits and aim to minimize their impact on the destinations. The adoption of sustainable
practices by hotels is not only a responsible choice for the environment but also a strategic one
for enhancing their guest satisfaction, as it aligns with the values and preferences of many
modern travellers, creates a positive and unique guest experience, and contributes to the long-term
success and reputation of the accommodation. The present work proposes that these
sustainable practices will positively influence guest satisfaction and study this relationship
through the form of interviews. The results show a positive relationship between
environmentally friendly practices and the satisfaction of guests and that it is important that
accommodation establishments adopt sustainable measures as a strategy to increase
satisfaction. The study allows managers and accommodations establishment owners to
understand the importance of sustainability and customer satisfaction. O setor do turismo tem um impacto significativo no ambiente e muitos viajantes estão cada vez mais conscientes do seu impacto enquanto viajam. Os consumidores estão agora mais rigorosos quanto aos seus hábitos de viagem e pretendem minimizar o seu impacto nos destinos. A adoção de práticas sustentáveis não é apenas uma escolha responsável para o ambiente, mas também uma estratégia para aumentar a satisfação dos hóspedes, já que se alinha com os valores e preferências de muitos viajantes modernos, para além de criar uma experiência positiva e única para os hóspedes e contribuir para o sucesso e reputação a longo prazo do alojamento. O presente trabalho propõe que as práticas sustentáveis influenciarão positivamente a satisfação dos hóspedes e pretende estudar essa relação através de entrevistas. Os resultados mostram uma relação positiva entre as práticas sustentáveis e a satisfação dos hóspedes e que é importante que os estabelecimentos de alojamento adotem medidas sustentáveis como uma estratégia para aumentar a satisfação geral dos clientes. O estudo permite ainda que gestores e proprietários de estabelecimentos hoteleiros compreendam a importância que a sustentabilidade terá na satisfação dos clientes. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ana_gouveia_caires.pdf Restricted Access | 1,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.