Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30963
Autoria: Silva, Ana Carolina dos Santos
Orientação: Ferreira, Mónica Montes Mendes Rocha
Data: 12-Dez-2023
Título próprio: Impacto da realidade virtual na intenção de compra de produtos turísticos
Referência bibliográfica: Silva, A. C. dos S. (2023). Impacto da realidade virtual na intenção de compra de produtos turísticos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30963
Palavras-chave: Realidade virtual -- Virtual reality
Intenção de compra
Qualidade da experiência virtual
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Efeitos emocionais
Experiências turísticas
Personalização da experiência virtual
Duração da experiência virtual
Purchase intent
Quality of the virtual experience
Emotional effects
Tourist experiences
Virtual experience customization
Duration of virtual experience
Resumo: O foco principal desta dissertação foi investigar o “impacto da realidade virtual (RV) na intenção de compra de produtos turísticos”. A Realidade Virtual oferece uma plataforma única para envolver os consumidores de maneira imersiva e influenciar as suas decisões de compra. O estudo baseia-se numa extensa revisão da literatura que abrange o comportamento do consumidor no turismo, o processo de tomada de decisão, os fatores motivacionais, os efeitos emocionais, a satisfação do consumidor e o papel da tecnologia no setor. Em particular, exploramos o uso da RV, a sua aplicação no turismo e o seu impacto no comportamento do consumidor. Analisou-se também como a qualidade da experiência virtual, a personalização, a duração da experiência e outros fatores relacionados podem influenciar a experiência e, consequentemente, a intenção de compra. Os resultados permitem afirmar que a realidade virtual impacta de forma positiva ou negativa a intenção de compra. Todos estes resultados permitem, não só, que o setor olhe para a RV como uma ferramenta de marketing potenciadora de vendas, mas também que reconheça as suas limitações de forma a retirar a melhor vantagem da mesma.
The main focus of this dissertation was to investigate the 'impact of virtual reality (VR) on the intention to purchase tourist products.' Virtual Reality provides a unique platform to engage consumers in an immersive way and influence their purchasing decisions. The study is based on an extensive review of the literature covering consumer behavior in tourism, the decision-making process, motivational factors, emotional effects, customer satisfaction, and the role of technology in the industry. In particular, the use of VR, its application in tourism, and its impact on consumer behavior. It was conducted an analysis on how the quality of the virtual experience, personalization, experience duration, and other related factors can influence the overall experience and, consequently, the intention to purchase. The results allow to state that virtual reality positively or negatively impacts the intention to purchase. All these findings not only enable the industry to view VR as an enhancer of sales but also to understand its limitations to make the most of it.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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