Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30963
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Mónica Montes Mendes Rocha-
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina dos Santos-
dc.date.accessioned2024-02-09T13:38:11Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationSilva, A. C. dos S. (2023). Impacto da realidade virtual na intenção de compra de produtos turísticos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30963por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30963-
dc.description.abstractO foco principal desta dissertação foi investigar o “impacto da realidade virtual (RV) na intenção de compra de produtos turísticos”. A Realidade Virtual oferece uma plataforma única para envolver os consumidores de maneira imersiva e influenciar as suas decisões de compra. O estudo baseia-se numa extensa revisão da literatura que abrange o comportamento do consumidor no turismo, o processo de tomada de decisão, os fatores motivacionais, os efeitos emocionais, a satisfação do consumidor e o papel da tecnologia no setor. Em particular, exploramos o uso da RV, a sua aplicação no turismo e o seu impacto no comportamento do consumidor. Analisou-se também como a qualidade da experiência virtual, a personalização, a duração da experiência e outros fatores relacionados podem influenciar a experiência e, consequentemente, a intenção de compra. Os resultados permitem afirmar que a realidade virtual impacta de forma positiva ou negativa a intenção de compra. Todos estes resultados permitem, não só, que o setor olhe para a RV como uma ferramenta de marketing potenciadora de vendas, mas também que reconheça as suas limitações de forma a retirar a melhor vantagem da mesma.por
dc.description.abstractThe main focus of this dissertation was to investigate the 'impact of virtual reality (VR) on the intention to purchase tourist products.' Virtual Reality provides a unique platform to engage consumers in an immersive way and influence their purchasing decisions. The study is based on an extensive review of the literature covering consumer behavior in tourism, the decision-making process, motivational factors, emotional effects, customer satisfaction, and the role of technology in the industry. In particular, the use of VR, its application in tourism, and its impact on consumer behavior. It was conducted an analysis on how the quality of the virtual experience, personalization, experience duration, and other related factors can influence the overall experience and, consequently, the intention to purchase. The results allow to state that virtual reality positively or negatively impacts the intention to purchase. All these findings not only enable the industry to view VR as an enhancer of sales but also to understand its limitations to make the most of it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectRealidade virtual -- Virtual realitypor
dc.subjectIntenção de comprapor
dc.subjectQualidade da experiência virtualpor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.subjectEfeitos emocionaispor
dc.subjectExperiências turísticaspor
dc.subjectPersonalização da experiência virtualpor
dc.subjectDuração da experiência virtualpor
dc.subjectPurchase intentpor
dc.subjectQuality of the virtual experiencepor
dc.subjectEmotional effectspor
dc.subjectTourist experiencespor
dc.subjectVirtual experience customizationpor
dc.subjectDuration of virtual experiencepor
dc.titleImpacto da realidade virtual na intenção de compra de produtos turísticospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203473477por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2024-12-12-
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jelZ33por
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_santos_silva.pdf
  Restricted Access
996,73 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.