Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30930
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchippling, A.-
dc.contributor.authorAbrantes, P.-
dc.date.accessioned2024-02-07T16:02:53Z-
dc.date.available2024-02-07T16:02:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSchippling, A., & Abrantes, P. (2023). As Escolas mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campo. Revista Iberoamericana de Educación, 93(1), 99-110. https://dx.doi.org/10.35362/rie9315969-
dc.identifier.issn1022-6508-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30930-
dc.description.abstractO artigo analisa o crescimento recente das escolas internacionais, centrando-se nos estabelecimentos de ensino que oferecem currículos e exames da International Baccalaureate® (IB), a partir de três eixos de pesquisa que se intersetam. Primeiro, procura-se mapear a investigação já produzida sobre este movimento, a nível internacional. Segundo, discute-se a evolução do número de escolas e de estudantes no mundo, com particular atenção às tendências observadas nos países lusófonos e ibero-americanos. Terceiro, apresentam-se resultados de uma análise documental sobre as escolas IB em São Paulo, Lisboa e Maputo, com enfoque nas suas missões e visões institucionais. Além de uma menor expressão, em comparação com o observado em países de língua espanhola, concluiu-se que o crescimento das escolas IB nas metrópoles de língua oficial portuguesa tem sido alimentado tanto pela conversão do modelo das escolas internacionais tradicionais, como pelo surgimento de projetos empresariais especializados neste tipo de escolas. A narrativa da excelência escolar e da formação de líderes globais tende a tornar-se hegemónica. Existem semelhanças, mas também variações entre as escolas IB destas três cidades, as quais relacionamos com os respetivos contextos.por
dc.language.isopor-
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/CEEC IND4ed/2021.03720.CEECIND%2FCP1694%2FCT0005/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03126%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInternational Baccalaureatepor
dc.subjectEscolas internacionaispor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectÉlitespor
dc.titleAs Escolas mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campopor
dc.title.alternativeLos Colegios del Mundo del IB en São Paulo, Lisboa y Maputo: crecimiento y diversificación del campoes
dc.title.alternativeIB World Schools in São Paulo, Lisbon and Maputo: Growth and diversification of the fielden
dc.typearticle-
dc.pagination99 - 110-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume93-
dc.number1-
dc.date.updated2024-02-07T16:02:09Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.35362/rie9315969-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-100041-
iscte.alternateIdentifiers.wosWOS:001091432300007-
iscte.journalRevista Iberoamericana de Educación-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_100041.pdf135,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.