Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30905
Autoria: Lepore, Bianca Gomes
Orientação: Lima, Antónia Pedroso de
Data: 29-Nov-2023
Título próprio: Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
Referência bibliográfica: Lepore, B. G. (2023). Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30905
Palavras-chave: Ballet
Fatstudies
Estética -- Aesthetics
Gordofobia
Fatphobia
Resumo: Atualmente é possível identificar uma certa imposição do Ballet Clássico para a manutenção de um corpo magro, mesmo que, de maneira velada e/ou indireta, o que impossibilita o destaque de bailarinas/os gordos neste universo. Esta exigência está, provavelmente, relacionada tanto com o contexto histórico de surgimento da modalidade e também com o contexto sociocultural de concepção de beleza e saúde. Isto é especialmente relevante quando relacionado com o corpo das mulheres, que cruza com as discussões da chamada gordofobia e os fat studies. Todos estes conceitos concorrem para a identidade da/o bailarina/o na atualidade. Produz-se, assim, uma dualidade entre a bailarina/o ideal e as pessoas que não se enquadram neste padrão esperado por serem gordas, mas se identificam como tal por trabalharem com a modalidade e/ou a praticarem por anos. Nesta dissertação debaterei a imagem ideal do corpo da bailarina no imaginário de professores, bailarinos e pessoas fora da dança, com base num trabalho de investigação qualitativa, baseado em entrevistas semi estruturadas, e, também, em depoimentos feitos por bailarinas/os gordos brasileiros no YouTube. Complementado com pesquisa bibliográfica sobre as questões do corpo, beleza feminina e história da dança e Ballet, poderei, assim, questionar e compreender o papel central e o significado simbólico do corpo no ballet clássico e como o corpo gordo se insere neste contexto.
Currently, it is possible to identify a certain imposition of Classical Ballet to maintain a thin body, even if in a veiled and/or indirect way, which makes it impossible for fat dancers/those to stand out in this universe. This imposition is being related both to the historical context of the emergence of the modality, and to the sociocultural context of the conception of beauty and health, especially when applied at women, which intersects with discussions of so-called fatphobia and fat studies. All these concepts lead to the identification of the dancer today and generates a duality between the ideal dancer and people who identify as such because they are dancers and/or have practiced it for years, but who do not fit into the expected standard body. expected because they are fat. Given this assumption, the following dissertation uses semi-structured interviews and YouTube testimonials made by brazilian dancers/fat people, with the purpose of questioning and understanding the place of the body in classical ballet and how the fat body is thought in this context, Bibliographical research on issues of the body and related to female beauty and on dance and Ballet history, this dissertation will debate the ideal image of the dancer's body in the imagination of teachers, dancers and people outside of dance through.
Designação do Departamento: Departamento de Antropologia
Designação do grau: Mestrado em Antropologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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