Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30849
Author(s): Caldeirão, André Ricardo Costa
Advisor: Conceição, Ana Cristina Mendes da
Date: 30-Nov-2023
Title: Balanced Scorecard: Análise do controlo de gestão numa clínica dentária do setor privado
Reference: Caldeirão, A. R. C. (2023). Balanced Scorecard: Análise do controlo de gestão numa clínica dentária do setor privado [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30849
Keywords: Clínica dentária
Balanced Scorecard --
Gestão na saúde
Indicadores de desempenho -- Performance indicators
Cuidados de saúde de qualidade
Estratégias de implementação
Dental clinic
Healthcare management
Quality of care
Strategic implementation
Abstract: As clínicas dentárias privadas desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde oral, oferecendo serviços de excelência, baseados nas mais recentes técnicas e tecnologias, sendo responsáveis por atender às necessidades dos pacientes. A otimização da gestão é essencial para garantir a implementação eficaz da estratégia, especialmente em momentos de recursos limitados. O uso de ferramentas de controlo de gestão permite a monitorização e melhoria contínua dos resultados, assegurando o melhor atendimento aos pacientes, independentemente do caso. Esta dissertação refere-se a um estudo de caso numa clínica dentária que pondera implementar o modelo do Balanced Scorecard como instrumento de controlo de gestão, por forma a aumentar a monitorização e avaliação da estratégia definida. Assim, este estudo apresenta uma proposta deste modelo, contemplando uma análise SWOT e um mapa estratégico, que delineia os objetivos, traduzindo a visão e a missão da clínica pelas várias perspetivas de performance. Foi realizada uma investigação de artigos científicos sem limite temporal ou geográfico relacionados com o tema, procurando criar uma base concreta que promova a correta seleção de indicadores para a conceção deste modelo na organização em causa. Este estudo procura também apurar qual a perspetiva mais importante, mercado ou financeira, salientando-se a falta de alinhamento entre a comunidade científica na construção deste modelo na área da saúde. Na sua conclusão é esperado conseguir-se um maior empenho e envolvência dos profissionais, facilitar a identificação de pontos de melhoria, promover a comunicação interna, e de uma forma geral, melhorar os resultados globais.
Private dental clinics play a fundamental role in providing oral health care, being responsible for meeting the patients’ needs. They are expected to offer services of excellence, based on the latest techniques and technologies. The optimization of management is essential to ensure the effective implementation of the strategy, especially in times of limited resources. The use of management control tools allows for continuous monitoring and improvement of results, ensuring the best care for patients, regardless of the case. This paper refers to a case of study in a dental healthcare clinic who considers implementing the Balanced Scorecard model as a management control instrument, to increase monitoring and evaluation of the defined strategy. Therefore, this study provides a proposal for this model implementation, including a SWOT analysis and a strategic map, which outlines the objectives, translating the vision and mission of the clinic from various performance perspectives. An investigation based on scientific articles without temporal or geographic limits related to the topic was conducted, seeking to create a concrete basis that promotes the correct selection of indicators and implementation of this model in the organization in question. This study also seeks to determine which is the most important perspective, market or financial, highlighting the lack of alignment among the scientific community in the construction of this model in health. Upon its completion, it is expected to achieve greater commitment and involvement from the professionals, expediate the identification of improvement points, promote internal communication, and, in general, improve overall results.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_andre_costa_caldeirao.pdf848,33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.