Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30842
Author(s): Pereira, Pablo Ricardo Koboldt
Advisor: Portela, Sofia Lopes
Date: 5-Jan-2023
Title: Projeto de expansão da marca Brigadeirando
Reference: Pereira, P. R. K. (2022). Projeto de expansão da marca Brigadeirando [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30842
Keywords: Plano de negócio -- Business plan
Expansão
Marca
Expansion
Brand
Abstract: A Brigadeirando é uma empresa que produz doces artesanais (pastelaria de fabrico próprio). O ingrediente principal de todas as receitas é o brigadeiro, um doce típico brasileiro. Apesar das sazonalidades, a Brigadeirando possui um mix de produtos variado, um alto valor agregado e um elevado potencial de crescimento, pelo que há, também, uma vontade interna de expansão. Entretanto, há dúvidas de como começar o processo de expansão, qual o caminho seguir e como tornar essa expansão viável. Assim, este documento tem a expectativa de dirimir estes questionamentos. O principal objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de um plano de expansão e apresentar uma proposta de implementação de uma nova loja da marca. Para tal, foi analisado o conceito de Estratégia na literatura, de modo a subsidiar justificativas às motivações de expansão da marca, bem como os benefícios e barreiras que este tipo de crescimento pode trazer. De seguida, apresenta-se uma análise interna da empresa e a contextualização dos seus recursos e competências. Para além disto, fez-se um estudo sobre o contexto externo, nomeadamente, uma análise externa com a caracterização de fatores relacionados onde a empresa atua, concorrência e afins. Com base na análise interna e externa, foi realizada análise SWOT. Assim, procurou-se fundamentar a proposta de implementação de um projeto que culmine na expansão de uma marca local. Aparentemente este novo projeto não demanda valor em investimento inicial, visto que a empresa já dispõe do básico para começar a operar, bem como idealiza um espaço já existente e instalado. Há necessidade, pois, de negociar o uso do espaço, realocar recursos humanos, e desenvolver uma logística mínima para superar as necessidades atuais de terceirização. O período mínimo esperado para exploração da nova loja é de 3 anos, tendo início em Janeiro de 2023. Depois de efetuada a análise de viabilidade económico-financeira, apurou-se um VAL estimado para o projeto de 75.927,07€, com uma previsão de rentabilidade logo nos dois primeiros meses. Ou seja, considerando o fato de não ser preciso investimento inicial, considera-se que o projeto tem condições de avançar e ser rentável num cenário realista.
Brigadeirando is a company that produces artisan sweets (handmade pastries). The main ingredient in all the recipes is the brigadeiro, a typical Brazilian sweet. Despite seasonality, the company has a varied product mix, high added value and growth potential, which is why there is also an internal desire for expansion. However, there are doubts about how to start, which way to go and how to make this applicable and viable. Thus, this document hopes to resolve these questions. The main objective of this project is to contribute to the development of an expansion plan and present a proposal for the implementation of a new brand store. To this end, the concept of Strategy in the literature was analyzed, in order to support justifications for brand expansion motivations, as well as the benefits and barriers that this type of growth can bring. Then, an internal analysis of the company and the contextualization of its resources and competences are presented. In addition, a study was carried out on the external context; namely, an external analysis with the characterization of related factors—where the company operates, competition and the like. Still externally, opportunities and threats were reviewed. Thus, we sought to substantiate the proposal for the implementation of a project that culminates in the expansion in the context of a local brand. Apparently, this new project does not demand an initial investment, since the company already has the basics to start operating, as well as idealizing an existing and installed space. There is therefore a need to negotiate the terms for using this place, reallocate human resources, and develop a minimum of logistics to overcome the current outsourcing needs. The minimum period expected for exploration is 3 years, starting in January 2023. After carrying out the economic and financial feasibility analysis, there was a project NPV of €75,927.07, with a forecast of profitability in the first two months. That is, considering the fact that an initial investment is not necessary, it is considered that the project is able to move forward and be profitable in a realistic scenario.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão Aplicada
Peerreviewed: yes
Access type: Embargoed Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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