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http://hdl.handle.net/10071/30778
Autoria: | Cuiyi Deng |
Orientação: | Jalali, Marjan Sara Fonseca |
Data: | 5-Dez-2023 |
Título próprio: | The relationship of internet platform company's perceived CSR and user behavioral intentions |
Referência bibliográfica: | Cuiyi Deng (2023). The relationship of internet platform company's perceived CSR and user behavioral intentions [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30778 |
Palavras-chave: | Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility Behavioral intention Platform company Alibaba Brand attitude Intenção comportamental Empresa de plataforma Imagem de marca -- Branding (Marketing) Atitude da marca |
Resumo: | The study of Corporate Social Responsibility (CSR) has been one of the most relevant trends in the past years. Previous research has examined the relationship between perceived CSR and consumer purchase intentions. However, research on perceived CSR and platform enterprise users' behavioral intentions based on the perspective of platform enterprise users is still lacking. Therefore, this dissertation aims at establishing the link between perceived CSR and behavioral intentions in an Internet platform company. This study also examines the mediating role of brand attitude and brand image on perceived CSR and behavioral intentions.
This study conducted an online survey of users of the Chinese company Alibaba. The results show that the company’s perceived CSR has a significant positive impact on user’s intentions to use its services. Brand attitude toward the company and its brand image were found to play a mediating role between perceived CSR and behavioral intention. This study fills the gap in research on platform corporate social responsibility, provides a new direction for research on the relationship between platform perceived CSR and users, and provides a theoretical reference for the social responsibility practice of platform companies. O estudo da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem sido uma das tendências mais relevantes dos últimos anos. Pesquisas anteriores examinaram a relação entre a responsabilidade social corporativa e as intenções de compra do consumidor. No entanto, ainda faltam pesquisas sobre a responsabilidade social corporativa e as intenções comportamentais dos usuários de empresas de plataforma. Portanto, esta tese tem como objetivo estabelecer a ligação entre a RSE e as intenções de compra dos consumidores de empresas de plataforma. Este estudo também examina o papel mediador da atitude e da imagem da marca na RSC e nas intenções comportamentais. Este estudo realizou uma pesquisa online com usuários da empresa chinesa Alibaba. Os resultados mostram que a responsabilidade social corporativa da empresa tem um impacto positivo significativo nas intenções de compra dos seus usuários. A atitude perante a marca e a imagem da mesma desempenham um papel mediador entre a responsabilidade social corporativa e a intenção de compra do usuário. Este estudo preenche uma lacuna na literatura sobre responsabilidade social corporativa de plataformas, fornece uma nova direção para a pesquisa sobre a relação entre a responsabilidade social corporativa de plataformas e os usuários, e fornece uma referência teórica para a prática de responsabilidade social das empresas de plataformas. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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