Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30758
Author(s): Faria, Célia Cristina da Silva
Advisor: Crespo, Nádia Nogueira Simões
Date: 2-Nov-2023
Title: As influências na escolha do consumidor do setor hoteleiro
Reference: Faria, C. C. da S. (2023). As influências na escolha do consumidor do setor hoteleiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30758
Keywords: Turismo -- Tourism
Indústria hoteleira -- hotel industry
Estratégia de preços
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Pricing strategy
Abstract: Numa altura em que o turismo e o setor hoteleiro se encontram em constante investigação e análise, em que são feitas perspetivas ambíguas sobre o futuro da hotelaria em Portugal, torna-se fundamental estudar estratégias que visam o desenvolvimento da qualidade dos serviços. Importa ainda compreender os gostos e as preferências dos consumidores, uma vez que o seu entendimento é fundamental para que a estratégia de venda seja bem-sucedida. Esta necessidade torna-se ainda mais relevante quando se trata de uma indústria com tantos anos de história como é a indústria hoteleira, e que nos últimos anos tem vindo a passar por várias mudanças e atualizações tecnológicas e estratégicas. O principal propósito desta investigação reside na análise da relevância do fator preço e na avaliação da eficácia das estratégias promocionais dentro da indústria hoteleira. Desta forma, será possível concluir sobre os fatores mais importantes para a tomada de decisão dos consumidores em relação à aquisição de serviços hoteleiros. Para tal, e com o intuito de aprofundar o conhecimento adquirido através da revisão de literatura, foi elaborado um questionário de divulgação online, cujo objetivo principal é a identificação dos fatores que influenciam as preferências do consumidor na hora de reservar a sua estadia numa unidade hoteleira. Este estudo quantitativo, aborda questões relacionadas com o motivo e a frequência de estadias por ano dos inquiridos. Posteriormente, procura perceber a disposição em pagar mais por determinado quarto ou época do ano, se o regime de refeições é um fator importante no momento de escolher o seu alojamento, se costuma pesquisar por preços em diversas plataformas/agências e se a localização é um dos fatores chave na escolha. Por último, os inquiridos são confrontados com questões relacionadas com a existência de descontos e ofertas por parte das unidades hoteleiras. O conjunto de participantes na pesquisa totalizou 307 indivíduos. Os resultados obtidos no estudo indicam que as caraterísticas que mais influenciam a sua escolha são o preço, a localização e as avaliações online. Os inquiridos ainda mostram grande recetividade à existência de desconto, associando um sentimento positivo a estadia reservas com um desconto ativo.
At a time when tourism and the hotel sector are undergoing constant research and analysis, in which ambiguous perspectives are made about the future of the hotel industry in Portugal, it is essential to study strategies that aim to develop the quality of services. It is also important to understand consumers tastes and preferences, as their understanding is essential for the sales strategy to be successful. This need becomes even more relevant when it comes to an industry with so many years of history such as the hotel industry, and which in recent years has been undergoing several technological and strategic changes and updates. The main purpose of this investigation lies in analyzing the relevance of the price factor and evaluating the effectiveness of promotional strategies within the hotel industry. In this way, it will be possible to conclude on the most important factors for consumers decision-making in relation to the acquisition of hotel services. To this end, and with the aim of deepening the knowledge acquired through the literature review, an online dissemination questionnaire was prepared, whose main objective is to identify the factors that influence consumer preferences when booking their stay in a hotel unit. This quantitative study addresses questions related to the reason and frequency of stays per year of respondents. Subsequently, it seeks to understand the willingness to pay more for a certain room or time of year, if the meal plan is an important factor when choosing your accommodation, if you usually search for prices on different platforms/agencies and if the location is a key factor in the choice. Finally, respondents are faced with questions related to the existence of discounts and offers from hotel units. The group of participants in the research were 307 individuals, in total. The results obtained in the study indicate that the characteristics that most influence your choice are price, location and online reviews. Respondents still show great receptivity to the existence of a discount, associating a positive feeling with bookings with an active discount.
Department: Departamento de Economia
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_celia_silva_faria.pdf
  Restricted Access
849,24 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.