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http://hdl.handle.net/10071/30728
Author(s): | Reino, Sara Sofia Matias |
Advisor: | Ávila, Patrícia |
Date: | 7-Dec-2023 |
Title: | Competências digitais nos adultos que frequentam processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) |
Reference: | Reino, S. S. M. (2023). Competências digitais nos adultos que frequentam processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30728 |
Keywords: | Sociedade em rede Aprendizagem -- Learning Competências digitais Educação de adultos -- Adult education Políticas públicas -- Public policies Network society Digital skills |
Abstract: | A utilização da tecnologia é indispensável na sociedade atual. Daí que o desenvolvimento de
competências digitais tenha uma importância acrescida, revelando-se como condição favorável para a
empregabilidade, o exercício da cidadania, a inclusão social e a adaptação à mudança. Paralelamente,
embora se verifique uma evolução positiva nos últimos anos, constatam-se baixos níveis de literacia
digital na população portuguesa, a que o governo português procura dar resposta com a
implementação de políticas públicas para reforço das referidas competências.
O presente trabalho procurou, assim, compreender quais as circunstâncias em que são
desenvolvidas e mobilizadas as competências digitais por adultos que concluíram a escolaridade
obrigatória pelo reconhecimento, validação e certificação de competências – nível secundário, através
da caracterização do perfil de competências digitais definido para a população adulta a frequentar
aqueles percursos, da identificação dos fatores que propiciam e impossibilitam o seu desenvolvimento
e dos contextos onde são desenvolvidas e mobilizadas, a par do contributo da frequência daquele
percurso para o efeito.
Foi utilizada uma metodologia intensiva, por estudo de caso, com recurso aos métodos e técnicas
de entrevista, análise de conteúdo e análise documental. Foram realizadas 10 entrevistas
semiestruturadas a homens e mulheres, militares e civis, de um dos ramos das Forças Armadas
portuguesas que concluíram a escolaridade obrigatória pelo reconhecimento, validação e certificação
de competências.
Os resultados demonstram que a utilização da tecnologia é potenciada, em contexto privado e
profissional, pelo acesso a recursos tecnológicos e de equipamentos, e pelo contexto social dos
indivíduos, e também pelas oportunidades de mobilização dessas competências. The use of technology is of utmost importance in today's society. Hence, the development of digital skills has an increased significance, as it proves to be a favorable condition for employability, exercising active citizenship, social inclusion and adjustment to change. Simultaneously, although there have been positive developments in recent years, low levels of digital literacy are still registered amongst Portuguese people, to which the Portuguese government seeks to respond by implementing public policies. This study, thus, aims at understanding the circumstances in which digital skills are developed and mobilized by adults who have completed compulsory education through the process of Recognition, Validation, and Certification of Competences. It will do so by characterizing the profile of digital skills expected for the adult population attending these courses, by identifying not only the factors that promote and hinder the development of these skills, but also the contexts in which they are developed and mobilized, and the impact that attending such course might have for that purpose. An intensive case study methodology was adopted, through methods and techniques involving interviews, content analysis, and document analysis. Specifically, 10 semi-structured interviews were carried out with men and women, military and civilian, from one of the branches of the Portuguese Armed Forces, who completed compulsory education through the above process. The results show that the use of technology, both in a private and professional context, is enhanced by: access to technological resources and equipment, the social context of individuals, and the opportunities to mobilize these skills. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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