Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30728
Autoria: Reino, Sara Sofia Matias
Orientação: Ávila, Patrícia
Data: 7-Dez-2023
Título próprio: Competências digitais nos adultos que frequentam processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
Referência bibliográfica: Reino, S. S. M. (2023). Competências digitais nos adultos que frequentam processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30728
Palavras-chave: Sociedade em rede
Aprendizagem -- Learning
Competências digitais
Educação de adultos -- Adult education
Políticas públicas -- Public policies
Network society
Digital skills
Resumo: A utilização da tecnologia é indispensável na sociedade atual. Daí que o desenvolvimento de competências digitais tenha uma importância acrescida, revelando-se como condição favorável para a empregabilidade, o exercício da cidadania, a inclusão social e a adaptação à mudança. Paralelamente, embora se verifique uma evolução positiva nos últimos anos, constatam-se baixos níveis de literacia digital na população portuguesa, a que o governo português procura dar resposta com a implementação de políticas públicas para reforço das referidas competências. O presente trabalho procurou, assim, compreender quais as circunstâncias em que são desenvolvidas e mobilizadas as competências digitais por adultos que concluíram a escolaridade obrigatória pelo reconhecimento, validação e certificação de competências – nível secundário, através da caracterização do perfil de competências digitais definido para a população adulta a frequentar aqueles percursos, da identificação dos fatores que propiciam e impossibilitam o seu desenvolvimento e dos contextos onde são desenvolvidas e mobilizadas, a par do contributo da frequência daquele percurso para o efeito. Foi utilizada uma metodologia intensiva, por estudo de caso, com recurso aos métodos e técnicas de entrevista, análise de conteúdo e análise documental. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas a homens e mulheres, militares e civis, de um dos ramos das Forças Armadas portuguesas que concluíram a escolaridade obrigatória pelo reconhecimento, validação e certificação de competências. Os resultados demonstram que a utilização da tecnologia é potenciada, em contexto privado e profissional, pelo acesso a recursos tecnológicos e de equipamentos, e pelo contexto social dos indivíduos, e também pelas oportunidades de mobilização dessas competências.
The use of technology is of utmost importance in today's society. Hence, the development of digital skills has an increased significance, as it proves to be a favorable condition for employability, exercising active citizenship, social inclusion and adjustment to change. Simultaneously, although there have been positive developments in recent years, low levels of digital literacy are still registered amongst Portuguese people, to which the Portuguese government seeks to respond by implementing public policies. This study, thus, aims at understanding the circumstances in which digital skills are developed and mobilized by adults who have completed compulsory education through the process of Recognition, Validation, and Certification of Competences. It will do so by characterizing the profile of digital skills expected for the adult population attending these courses, by identifying not only the factors that promote and hinder the development of these skills, but also the contexts in which they are developed and mobilized, and the impact that attending such course might have for that purpose. An intensive case study methodology was adopted, through methods and techniques involving interviews, content analysis, and document analysis. Specifically, 10 semi-structured interviews were carried out with men and women, military and civilian, from one of the branches of the Portuguese Armed Forces, who completed compulsory education through the above process. The results show that the use of technology, both in a private and professional context, is enhanced by: access to technological resources and equipment, the social context of individuals, and the opportunities to mobilize these skills.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sara_matias_reino.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.