Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30679
Autoria: Fonseca, António José Lourenço
Orientação: Gonçalves, Vasco Barroso
Data: 15-Dez-2023
Título próprio: Digital technologies for a greener future: Management perspectives in Portuguese companies
Referência bibliográfica: Fonseca, A. J. L. (2023). Digital technologies for a greener future: Management perspectives in Portuguese companies [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30679
Palavras-chave: Tecnologia digital -- Digital technology
Sustentabilidade ambiental -- Environmental sustainability
Portugal’s sustainability landscape
Panorama da sustentabilidade em Portugal
Resumo: This research investigates the use of digital technologies by Portuguese companies to augment their environmental performance. The primary emphasis of this study pertains to the digital technologies that are most often used, with the aim of investigating their role in promoting environmental sustainability as a managerial approach. Using a qualitative research methodology, we used semi-structured interviews and questionnaires to gather data from senior executives with environmental sustainability and digital technologies related roles from several industries. In response to dynamic legislative standards, shifting customer demands, and the financial implications of technological advancements, many corporations are actively incorporating sustainability as a fundamental approach, rather than just adhering to certifications or sustainability frameworks. Persistent challenges are seen in several industries, such as retail and agriculture, mostly in the form of skills shortages and intricacies associated with the implementation of technology. It is observed that both the lack of automation and efficient analytical capabilities and the absence of universally accepted criteria for measuring sustainability are hindrances to progress in this area. The findings of this research provide practical and implementable recommendations for company sustainability initiatives. The presence of limitations, such as a limited sample size, underscores the need for further investigation. To address these limitations, future research endeavors may consider doing more comprehensive empirical analyses of industry-specific metrics.
Este estudo investiga a utilização de tecnologias digitais pelas empresas portuguesas para aumentar o seu desempenho ambiental. A ênfase principal deste estudo diz respeito às tecnologias digitais mais frequentemente utilizadas, com o objetivo de investigar o seu papel na promo ção da sustentabilidade ambiental como abordagem de gestão. Recorrendo a uma metodologia de investigação qualitativa, utilizámos entrevistas semiestruturadas e questionários para recolher dados de executivos seniores com funções relacionadas com a sustentabilidade ambiental e as tecnologias digitais de várias indústrias. Em resposta a normas legislativas dinâmicas, à evolução das exigências dos clientes e às implicações financeiras dos avanços tecnológicos, muitas empresas estão a incorporar ativamente a sustentabilidade como uma abordagem fundamental, em vez de se limitarem a aderir a certificações ou enquadramentos teóricos de sustentabilidade. Em vários sectores, como o retalho e a agricultura, observam se desafios persistentes, principalmente sob a forma de escassez de competências e de complexidades associadas à implementação da tecnologia. Observa se que a inexistência de automação e de capacidades analíticas eficientes e a ausência de critérios universalmente aceites para medir a sustentabilidade constituem um obstáculo ao progresso nesta área. Os resultados desta investigação fornecem recomendações práticas e implementáveis para as iniciativas de sustentabilidade das empresas. A presença de limitações, como a dimensão limitada da amostra, sublinha a necessidade de mais investigação. Para resolver estas limitações, os futuros esforços de investigação podem considerar a realização de análises empíricas mais abrangentes de métricas dentro de sectores específicos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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