Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30669
Autoria: Frías Molina, Gerardo Javier
Orientação: Kalakou, Sofia
Data: 5-Dez-2023
Título próprio: Urban Air Mobility impact assessment
Referência bibliográfica: Frías Molina, G. J. (2023). Urban Air Mobility impact assessment [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30669
Palavras-chave: Smart Cities
Urban Air Mobility
Risk management
Drone -- Drone
Sustentabilidade -- Sustainability
Cidades inteligentes
Mobilidade Aérea Urbana
Gestão do risco
Resumo: Urban Air Mobility (UAM) is a rapidly emerging field that involves the use of electric aircraft, such as drones, to provide transportation and other type of services within urban areas. With the increasing deployment of unmanned aerial vehicles (UAVs) in urban areas, there are growing concerns about the potential risks associated with their operations. This thesis begins providing an overview of UAM and its potential benefits, including the reduction of traffic congestion, improving air quality, and enhancing overall transportation efficiency. A composite risk matrix combined with a smart city framework is presented as a methodology to explore four different applications of drones under the mobility, logistics, surveillance services and medical use and presents the feasibility and potential risks for each application. Finally, the results of this thesis reveal which of the four different applications has the highest risk of implementation and under which category of risk. Overall, this study aims to contribute to the development of a safer and more secure environment for drone operations in smart cities.
A Mobilidade Aérea Urbana (UAM) é um campo emergente que envolve o uso de aeronaves elétricas, como drones, para fornecer transporte e outros tipos de serviços em áreas urbanas. Com a crescente implantação de veículos aéreos não tripulados (UAV) em áreas urbanas, existem preocupações crescentes sobre os riscos potenciais associados às suas operações. Esta tese começa mostrando uma visão geral do UAM e seus benefícios potenciais, incluindo a redução do congestionamento do tráfego, a melhoria da qualidade do ar e o aumento da eficiência geral do transporte. Uma matriz de risco combinada com a estrutura duma cidade inteligente é apresentada como uma metodologia para explorar quatro aplicações diferentes de drones nos domínios da mobilidade, logística, serviços de vigilância e uso medico e apresenta a viabilidade e os riscos potencias para cada aplicação. Finalmente, os resultados desta tese revelam qual das quatro diferentes aplicações apresenta o maior risco de implementação e em que categoria de risco. No geral, este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro e protegido para operações de drones em cidades inteligentes.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_gerardo_frias_molina.pdf
  Until 2026-12-04
3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.