Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/30664
Author(s): | Louzeiro, Maria Inês Mestrinho |
Advisor: | Fonseca, Susana Cristina Silvestre |
Date: | 12-Dec-2023 |
Title: | O conhecimento emocional e as aptidões sociais em crianças do pré-escolar |
Reference: | Louzeiro, M. I. M. (2023). O conhecimento emocional e as aptidões sociais em crianças do pré-escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30664 |
Keywords: | Conhecimento emocional Competências sociais -- Social skills Educação pré-escolar -- Pre-school education Emotional knowledge |
Abstract: | Considera-se importante apostar na educação e na garantia da aprendizagem de competências socioemocionais (SEL), desde a 1ªinfância. Razão para avaliar o conhecimento emocional (CE) e as aptidões sociais (AS) nas crianças do pré-escolar, de forma a adequar programas SEL a esta realidade. Assim, surgem as questões orientadoras do estudo 1) Qual a relação entre as características individuais das crianças e o seu CE? 2) Quais as diferenças na avaliação das AS das crianças entre pais e educadores? 3) Que impacto têm os pais no CE das crianças? Avaliou-se o CE de 39 crianças portuguesas do pré-escolar com a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional e o Teste do Conhecimento das Emoções (AKT). As AS foram avaliadas pelos pais (N=73) e educadores (N=6) pela Escala Comportamental para Crianças. Os resultados sugerem que: o CE não difere entre as idades e o sexo das crianças; a média de respostas corretas à alegria e à tristeza é superior à da raiva e do medo, sendo as emoções de mais fácil reconhecimento; a diferença das respostas às AS das crianças entre pais e educadores não foi significativa; as análises correlacionais evidenciaram uma associação positiva entre o nível de escolaridade (NE) das mães e o CE das crianças, apenas no AKT, não se verificando o mesmo entre o NE dos pais e o CE das crianças, em ambos os instrumentos. Concluindo, este estudo realça que práticas SEL no pré-escolar são importantes para: a prevenção de problemas comportamentais, o sucesso relacional e um melhor desempenho académico. It is considered important to invest in education and guarantee the learning of socio-emotional skills (SEL), from early childhood. Reason to assess emotional knowledge (EK) and social skills (Ss) in preschool children, to adapt SEL programs to this reality. Thus, the guiding questions of the study arise: 1) What is the relation between the individual characteristics of children and their EK? 2) What are the differences in the assessment of children's Ss between parents and educators? 3) What impact do parents have on children's EK? The EK of 39 Portuguese preschool children was assessed using the Assessment of Children`s Emotional Skills and Affect Knowledge Test (AKT). Ss were assessed by parents (N=73) and educators (N=6) using the Preschool and Kindergarten Behavioral Scale. The results suggest that: EK does not differ between children's ages and sex; the average number of correct responses to joy and sadness is higher than that to anger and fear, with emotions being easier to recognize; the difference in responses to children's Ss between parents and educators was not significant; correlational analyzes showed a positive association between mothers' educational level (EL) and children's EK, only in the AKT, while the same was not observed between fathers' EL and children's EK, in both instruments. Concluding, this study highlights that SEL practices in preschool are important for: preventing behavioral problems, relational success, and better academic performance. |
Department: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Degree: | Mestrado em Ciências em Emoções |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_maria_mestrinho_louzeiro.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.