Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30656
Author(s): Costa, Rosiliana Soares
Advisor: Costa, Joana Martinho
Martins, Dulce Sofia
Date: 19-Dec-2023
Title: O uso de tecnologias na gestão escolar em escolas de Cabo Verde e Portugal
Reference: Costa, R. S. (2023). O uso de tecnologias na gestão escolar em escolas de Cabo Verde e Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30656
Keywords: Tecnologia na gestão escolar
Gestão escolar nas escolas Portuguesas e Caboverdianas
Technology in school management
School management in Portuguese and Cape Verdean schools
Abstract: Uma vez que a sociedade se rendeu às novas tecnologias, as escolas devem promover novas formas de ensino que estimulem a motivação do aluno. O uso das tecnologias na gestão escolar, por vezes, é visto como forma de distração, mas também para outros pode ser uma ferramenta essencial tanto para a pedagogia como para a administração. Este projeto teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a implementação das ferramentas tecnológicas no sistema educacional, debruçando nas organizações escolares de Portugal e Cabo Verde. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa baseada na literatura, e uma investigação de metodologia mista. Foi aplicado um questionário e realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de analisar o uso da tecnologia na gestão escolar de escolas de Cabo Verde em comparação com as escolas de Portugal. Tendo como amostras 44 professores e gestores de escola de Cabo Verde, Portugal continental e das ilhas do território insular de Portugal participaram do questionário, a entrevista foi realizada a 4 professores, sendo 2 de Cabo verde e 2 de Portugal. Os resultados obtidos sugerem que: o uso das tecnologias na gestão escolar é de extrema importância, e que a escola tem de investir mais no seu uso, levando em conta que é essencial para uma melhor aprendizagem do aluno. E que também é necessário investir mais na implementação de ferramentas tecnológicas, sobretudo nas salas de aulas, visto que é muito benéfico o uso das tecnologias traz para a gestão escolar.
Since society has surrendered to new technologies, schools must promote new forms of teaching that stimulate student motivation. The use of technology in school management is sometimes seen as a form of distraction, but for others it can also be an essential tool for both pedagogy and administration. This project aimed to deepen knowledge about the implementation of technological tools in the educational system, focusing on school organizations in Portugal and Cape Verde. For this work, literature-based research and a mixed methodology investigation were carried out. A questionnaire was applied and semi-structured interviews were carried out with the aim of analyzing the use of technology in school management in schools in Cape Verde in comparison with schools in Portugal. Taking as samples 44 teachers and school managers from Cape Verde, mainland Portugal and the islands of the Portuguese island territory participated in the questionnaire, the interview was carried out with 4 teachers, 2 from Cape Verde and 2 from Portugal. The results obtained suggest that: the use of technologies in school management is extremely important, and that the school has to invest more in its use, considering that it is essential for better student learning. And it is also necessary to invest more in the implementation of technological tools, especially in classrooms, as the use of technology brings great benefits to school management.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_rosiliana_soares_costa.pdf
  Until 2024-12-18
817,07 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.