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http://hdl.handle.net/10071/30621
Author(s): | Coelho, João Carlos Barreto |
Advisor: | Piteira, Martinha do Rosário Alturas, Bráulio Alexandre Barreira |
Date: | 13-Dec-2023 |
Title: | Aceitação da tecnologia de veículos de condução autónoma em Portugal |
Reference: | Coelho, J. C. B. (2023). Aceitação da tecnologia de veículos de condução autónoma em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30621 |
Keywords: | Condução autónoma Veículos conectados Aceitação de tecnologia Autonomous driving Connected vehicles Acceptance of technology |
Abstract: | Ao longo da história da indústria automóvel, a grande maioria dos fabricantes, procuram,
cada vez mais, investir em tecnologia de condução autónoma, incorporando funcionalidades
de auxílio ao condutor, com o objetivo de melhorar a segurança dos seus produtos.
Apesar de, cada vez mais, o veículo estar equipado com tecnologias de apoio à condução,
a ideia de ser o próprio veículo a desempenhar a função de condução por completo, gera
receios a grande parte dos condutores.
Nesse sentido, esta dissertação pretende identificar no contexto português, quais os
principais fatores que influenciam a aceitação da tecnologia de condução autónoma.
Deste modo foi conduzido um estudo, aplicado ao contexto português, que tem como
objetivo estudar a aceitação desta tecnologia.
Para realizar este estudo foi realizada uma revisão da literatura que permitiu uma
contextualização da problemática. Foram também identificados a partir da literatura os
fatores que podem influenciar a aceitação da tecnologia.
Tendo por base o modelo de aceitação da tecnologia, foi proposto um modelo explicativo,
que incorpora dimensões do modelo de aceitação de tecnologia (TAM) e os fatores que
contribuem para a aceitação da tecnologia previamente identificados na literatura. Os
resultados e conclusões retiradas são um contributo para a compreensão dos determinantes
na adoção da tecnologia de condução autónoma. Throughout the history of the automotive industry, most manufacturers have been increasingly investing in autonomous driving technology, incorporating driver-assistance features with the aim of enhancing the safety of their products. However, despite the growing prevalence of driving support technologies, the idea of the vehicle itself assuming full control of the driving function raises concerns among many drivers. In this regard, this dissertation seeks to identify the key factors influencing the acceptance of autonomous driving technology within the Portuguese context. To achieve this, a study was conducted specifically tailored to the Portuguese context, aiming to explore the acceptance of this technology. To conduct this study, a literature review was carried out to provide a contextualization of the issue at hand. Additionally, factors that may influence technology acceptance were identified from the literature. Drawing upon the Technology Acceptance Model (TAM), an explanatory model was proposed, incorporating dimensions of the TAM and the technology acceptance factors previously identified in the literature. The findings and conclusions drawn contribute to a better understanding of the determinants in the adoption of autonomous driving technology. |
Department: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Degree: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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