Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30552
Author(s): Pestana, Susana Afonso
Advisor: Oliveira, Abílio Gaspar de
Date: 13-Dec-2023
Title: Entre o (psico)social e o virtual: Conexões entre o tipo de personalidade e a aceitação de redes sociais, em Portugal
Reference: Pestana, S. A. (2023). Entre o (psico)social e o virtual: Conexões entre o tipo de personalidade e a aceitação de redes sociais, em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30552
Keywords: Five Factor Model
Tecnologia
Ciberpsicologia
Technology
Cyberpshychology
Abstract: É amplamente reconhecido que as redes sociais desempenham um papel cada vez mais significativo no quotidiano das pessoas, atuando como meio de comunicação, fonte de entretenimento e de informação. Além de terem tido uma adesão exponencial, o uso das redes sociais está a tornar-se mais profundo nas suas aplicações. Este aumento origina mudanças nas interações sociais, partilha de informação, privacidade, entre outras consequências. Neste sentido, e uma vez que o uso de redes sociais tem sido amplamente estudado, torna-se importante compreender de que forma é que estas são aceites e percecionadas na sociedade atual. No contexto do estudo da personalidade, o Five Factor Model (FFM) é um modelo que a descreve em cinco dimensões: agradabilidade, abertura à experiência, conscienciosidade, neuroticismo e extroversão, os principais atributos da personalidade. É dentro desse contexto que surge a questão de investigação do presente estudo: Até que ponto os diferentes traços de personalidade se relacionam com diferentes formas de percecionar e usar as redes sociais? Ao longo da investigação, verificou-se que os traços de personalidade do Five Factor Model exercem uma influência notória na forma como as pessoas aceitam e percecionam as redes sociais. Estes resultados realçaram o impacto dos traços de personalidade na utilização dessas plataformas, mas também a influência dos mesmos na perceção de aspetos cruciais, como segurança, utilidade e impacto das redes sociais na sua vida. Os resultados obtidos corroboram a interligação complexa entre o FFM e perceção das redes sociais.
It is widely recognized that social networks play an increasingly significant role in people's daily lives, serving as a means of communication, source of entertainment, and information. In addition to experiencing exponential adoption, the use of social networks is becoming deeper in its applications. This increase is causing changes in social interactions, information sharing, privacy, among other consequences. In this sense, and since the use of social networks has been widely studied, it is important to understand how they are accepted and perceived today. In the context of personality study, the Five Factor Model (FFM) describes it in five dimensions: agreeableness, openness to experience, conscientiousness, neuroticism, and extraversion, the main attributes of personality. It is within this context, that the research question of the present study emerges: To what extent do different personality traits relate to various ways of perceiving and using social media? Throughout the investigation, it was found that the personality traits of the Five Factor Model exert a notable influence on how people embrace and perceive social networks. These results highlighted the impact of personality traits on the use of these platforms, as well as their influence on crucial aspects such as safety, utility, and the impact of social networks on one's life. The findings obtained corroborate the complex interconnection between the FFM and the perception of social networks.
Department: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Degree: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_susana_afonso_pestana.pdf
  Restricted Access
1,4 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.