Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30535
Autoria: Gomes, Ana Maria Silva
Orientação: Petrides, Loizos
Data: 13-Dez-2023
Título próprio: Novas formas de conexão, novas formas de venda: Redes sociais e o mercado da arte
Referência bibliográfica: Gomes, A. M. S. (2023). Novas formas de conexão, novas formas de venda: Redes sociais e o mercado da arte [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30535
Palavras-chave: Media sociais -- Social media
Marketing
Mercado da arte
Promoção
Conexão
Democratização -- Democratization
Arts market
Promotion
Connection
Resumo: O Mercado da Arte é frequentemente percecionado como um ambiente fechado e elitista. Apesar da sua diversidade de ecossistemas, o número de agentes e participantes é bastante limitado, geralmente acessível apenas por meio de conexões interpessoais. As redes sociais apareceram como forma de conectar pessoas, permitindo espaços de fácil acesso que facilitam a partilha. Com o rápido crescimento, adesão e aparecimento de novas redes sociais, as empresas começam a encontrar nas mesmas uma ferramenta de promoção dos seus produtos e serviços, adaptando os seus posts às diferentes redes e às diferentes faixas etárias. Como tal, os agentes do Mercado da Arte viram nas redes sociais uma ferramenta útil e económica de marketing, que permite partilhar e cativar os seus utilizadores. A pandemia do COVID-19, vivida por todo o mundo, trouxe novos desafios para os agentes do Mercado, que viram as suas localizações físicas fechadas por tempo indeterminado, e precisaram de uma nova forma de conectar com o público, e principalmente com os colecionadores. Através da análise de diversas redes sociais de diversos agentes do mercado (galerias, leiloeiras e feiras), tanto internacionais como nacionais, pretende-se analisar a forma como as redes sociais possibilitam a difusão do mercado e dos seus “produtos” a um maior número de pessoas, dentro e fora do meio social onde operam os habituais intervenientes, promovendo a democratização do mesmo e permitindo assim um maior diálogo com os novos colecionadores, que tentam permear o mercado e vêem nas redes sociais uma nova forma de comprar.
The Art Market presents itself as closed and elitist, despite its multitude of ecosystems, the agents and intervenients that operate in the market are a very restricted number, usually it is possible to integrate in it through interpersonal connections. Social media was created as a way to connect people, allowing easy access to spaces that facilitate sharing. With their rapid growth, adhesion and emergence of new social networks, companies started to find in them a tool for promoting their products and services, adapting their posts to the different social media networks available and different generations. As such, Art Market agents saw in social media a useful and inexpensive marketing tool. With the COVID-19 pandemic, lived all over the world, new challenges were brought to light to the agents of the market, that saw their physical locations closed for indefinite time, and needed a new way to connect with the public and mainly with collectors. Through the analysis of the various social networks from the different market agents (galleries, auction houses and art fairs), both international and national, it is intended to analyze the way social networks enable market diffusion of their “products” to a larger number of people, in and outside the social environment where the usual actors operate, promoting marketing democratization and allowing a greater dialogue with new collectors, that try to permeate the market and see social media as a new way to buy.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Mercados da Arte
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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