Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/30505
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges | - |
dc.contributor.author | Martins, Catarina Candeias | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T13:22:07Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T13:22:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-10 | - |
dc.identifier.citation | Martins, C. C. (2023). Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30505 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/30505 | - |
dc.description.abstract | O racismo é um fenómeno transversal às sociedades e instituições sociais. A escola é uma instituição onde desde cedo as reproduções do racismo são sentidas pelas crianças e jovens afrodescendentes, sendo o professor, dentro da escola, um dos elementos mais significativos para os alunos e que mais impacta o seu processo de aprendizagem. Em Portugal, devido aos antecedentes históricos da comunidade negra, os professores, tal como todos os indivíduos na sociedade, podem carregar estereótipos e preconceitos relativamente aos alunos afrodescendentes. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que forma as atitudes face aos alunos afrodescendentes se relacionam com as atitudes face à diversidade racial na escola, por meio da autoeficácia para a diversidade. Pretendeu-se ainda perceber qual o papel da ideologia Colorblind e dos valores da escola nestas relações. Através de um questionário online, obteve-se uma amostra de 125 professores portugueses brancos (de origem Europeia). Os resultados demonstram que as atitudes face aos alunos afrodescendentes estão positivamente relacionadas com as atitudes face à diversidade racial e que essa relação é mediada pela autoeficácia para a diversidade. Verificou-se também que o valor Suporte (vs. Performance) modera a relação entre as atitudes face aos alunos afrodescendentes e a autoeficácia para a diversidade. Este estudo salienta a importância das atitudes dos professores no desempenho académico dos alunos afrodescendentes. | por |
dc.description.abstract | Racism is a phenomenon that permeates societies and social institutions. Schools are institutions where, from an early age, manifestations of racism are felt by afro-descendant children and youth. Within the school environment, teachers play a significant role for students and have a major impact on their learning process. In Portugal, due to the historical backgrounds of the Black community, teachers, like all individuals in society, may carry stereotypes and prejudices regarding afro-descendant students Therefore, the present study aimed to investigate how attitudes toward afro-descendant students relate to attitudes toward racial diversity within the school, through self-efficacy for diversity. Additionally, it sought to understand the role of Colorblind ideology and school values in these relationships. Through an online questionnaire, a sample of 125 white Portuguese teachers (of European origin) was obtained. The results demonstrate that attitudes toward afro-descendant students are positively related to attitudes toward racial diversity, and this relationship is mediated by self-efficacy for diversity. It was also found that the value of Support (vs. Performance) moderates the relationship between attitudes toward Afro-descendant students and self-efficacy for diversity. This study underscores the importance of teachers' attitudes in the academic performance of Afro-descendant students. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Racismo -- Racism | por |
dc.subject | Educação -- Education | por |
dc.subject | Atitudes dos professores face a alunos afrodescendentes | por |
dc.subject | Atitudes face à diversidade racial | por |
dc.subject | Autoeficácia para a diversidade | por |
dc.subject | Valores da escola | por |
dc.subject | Teachers' attitudes towards afro-descendant students | por |
dc.subject | Teacher’s attitudes towards racial diversity | por |
dc.subject | Self-efficacy for diversity | por |
dc.subject | School values | por |
dc.title | Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escola | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203440757 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
dc.subject.apa | 3560 | por |
dc.subject.apa | 3020 | por |
dc.subject.apa1 | 3500 Educational and school psychology | por |
dc.subject.apa1 | 3000 Social psychology | por |
thesis.degree.department | Departamento de Psicologia Social e das Organizações | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_catarina_candeias_martins.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.