Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30505
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges-
dc.contributor.authorMartins, Catarina Candeias-
dc.date.accessioned2024-01-22T13:22:07Z-
dc.date.available2024-01-22T13:22:07Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationMartins, C. C. (2023). Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30505por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30505-
dc.description.abstractO racismo é um fenómeno transversal às sociedades e instituições sociais. A escola é uma instituição onde desde cedo as reproduções do racismo são sentidas pelas crianças e jovens afrodescendentes, sendo o professor, dentro da escola, um dos elementos mais significativos para os alunos e que mais impacta o seu processo de aprendizagem. Em Portugal, devido aos antecedentes históricos da comunidade negra, os professores, tal como todos os indivíduos na sociedade, podem carregar estereótipos e preconceitos relativamente aos alunos afrodescendentes. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que forma as atitudes face aos alunos afrodescendentes se relacionam com as atitudes face à diversidade racial na escola, por meio da autoeficácia para a diversidade. Pretendeu-se ainda perceber qual o papel da ideologia Colorblind e dos valores da escola nestas relações. Através de um questionário online, obteve-se uma amostra de 125 professores portugueses brancos (de origem Europeia). Os resultados demonstram que as atitudes face aos alunos afrodescendentes estão positivamente relacionadas com as atitudes face à diversidade racial e que essa relação é mediada pela autoeficácia para a diversidade. Verificou-se também que o valor Suporte (vs. Performance) modera a relação entre as atitudes face aos alunos afrodescendentes e a autoeficácia para a diversidade. Este estudo salienta a importância das atitudes dos professores no desempenho académico dos alunos afrodescendentes.por
dc.description.abstractRacism is a phenomenon that permeates societies and social institutions. Schools are institutions where, from an early age, manifestations of racism are felt by afro-descendant children and youth. Within the school environment, teachers play a significant role for students and have a major impact on their learning process. In Portugal, due to the historical backgrounds of the Black community, teachers, like all individuals in society, may carry stereotypes and prejudices regarding afro-descendant students Therefore, the present study aimed to investigate how attitudes toward afro-descendant students relate to attitudes toward racial diversity within the school, through self-efficacy for diversity. Additionally, it sought to understand the role of Colorblind ideology and school values in these relationships. Through an online questionnaire, a sample of 125 white Portuguese teachers (of European origin) was obtained. The results demonstrate that attitudes toward afro-descendant students are positively related to attitudes toward racial diversity, and this relationship is mediated by self-efficacy for diversity. It was also found that the value of Support (vs. Performance) moderates the relationship between attitudes toward Afro-descendant students and self-efficacy for diversity. This study underscores the importance of teachers' attitudes in the academic performance of Afro-descendant students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRacismo -- Racismpor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectAtitudes dos professores face a alunos afrodescendentespor
dc.subjectAtitudes face à diversidade racialpor
dc.subjectAutoeficácia para a diversidadepor
dc.subjectValores da escolapor
dc.subjectTeachers' attitudes towards afro-descendant studentspor
dc.subjectTeacher’s attitudes towards racial diversitypor
dc.subjectSelf-efficacy for diversitypor
dc.subjectSchool valuespor
dc.titleAtitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escolapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203440757por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.apa3560por
dc.subject.apa3020por
dc.subject.apa13500 Educational and school psychologypor
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_candeias_martins.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.