Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30474
Author(s): Trindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveia
Advisor: Rodrigues, Joaquim Manuel Vicente
Date: 22-Nov-2023
Title: Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo
Reference: Trindade, N. M. da R. G. (2023). Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30474
Keywords: Marca
Pesquisa de mercado -- Market research
Painéis de consumidores
Plano de negócio -- Business plan
Media sociais -- Social media
Brand
Consumer panels
Abstract: Este projeto consiste na criação de uma submarca (Pinta d’amarelo) para uma empresa de estudos de mercado que opera há já 25 anos (More Results). Pretende-se que esta apresente ao mercado uma proposta de serviços inovadora, que tenha um posicionamento dis;nto de outras empresas que trabalham nesta indústria e que, do ponto de vista operacional e de comunicação, atue no meio digital, mais especificamente, no ecossistema das redes sociais. Na preparação da estratégia de criação desta submarca procedeu-se a uma análise do meio envolvente nacional e internacional, a uma caracterização do setor dos estudos de mercado e da empresa-mãe. Tendo em vista iden;ficar as necessidades das marcas que apoiam as suas decisões em estudos de mercado e o feedback das pessoas no seu papel de consumidoras, e enquanto fornecedoras de informação, foi realizado um estudo de mercado aos dois segmentos de clientes desta submarca (marcas e pessoas/consumidores) tendo-se corroborado alguma informação anteriormente levantada via desk research. Concluiu-se que as marcas clientes pretendem credibilidade, agilidade, rapidez, capacidade de resposta, são sensíveis ao preço e querem painéis mais abrangentes. Já as pessoas, querem conteúdos digitais interessantes e diver;dos, que as faça envolverem-se, querem premiação, hones;dade e transparência. A submarca criada assume, assim, um posicionamento em que a palavra do consumidor é “o novo importante”, a qual se transmite às marcas por via de produtos estandardizados e que se caracterizam por serem obje;vos, rápidos e pouco onerosos. Apresenta-se também, neste projeto, o plano de negócios para a sua implementação e um orçamento previsional.
This project involves a sub-brand creation ("Pinta d’amarelo") for a market research company that has been operating for 25 years (More Results). The goal is to introduce an innovative service proposal to the market, with a distinct positioning from other companies in the industry. Operationally and communication-wise, the sub-brand is intended to focus on the digital environment, specifically within the social media ecosystem. Preparing the strategy for creating this sub-brand, an analysis of the national and international environment was conducted, along with a characterization of the market research sector and the parent company. With the aim of identifying the needs of brands that relies on market research for decision-making and gathering feedback from individuals in their roles as consumers and information providers, a market study was conducted on the two customer segments of this sub-brand (brands and people/consumers). This study validated some information previously gathered through desk research. It was concluded that brand clients seek credibility, agility, speed, responsiveness, are price-sensitive, and desire more comprehensive panels. On the other hand, individuals want interesting and fun digital content that engages them, along with rewards, honesty, and transparency. The created sub-brand thus adopts a positioning where the consumer's voice is "the new important," conveyed to brands through standardized products characterized by being objective, fast, and cost-effective. This project also includes a business plan for implementation and a budget forecast.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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