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http://hdl.handle.net/10071/30474
Autoria: | Trindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveia |
Orientação: | Rodrigues, Joaquim Manuel Vicente |
Data: | 22-Nov-2023 |
Título próprio: | Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
Referência bibliográfica: | Trindade, N. M. da R. G. (2023). Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30474 |
Palavras-chave: | Marca Pesquisa de mercado -- Market research Painéis de consumidores Plano de negócio -- Business plan Media sociais -- Social media Brand Consumer panels |
Resumo: | Este projeto consiste na criação de uma submarca (Pinta d’amarelo) para uma empresa de
estudos de mercado que opera há já 25 anos (More Results). Pretende-se que esta apresente ao
mercado uma proposta de serviços inovadora, que tenha um posicionamento dis;nto de outras
empresas que trabalham nesta indústria e que, do ponto de vista operacional e de comunicação,
atue no meio digital, mais especificamente, no ecossistema das redes sociais.
Na preparação da estratégia de criação desta submarca procedeu-se a uma análise do meio
envolvente nacional e internacional, a uma caracterização do setor dos estudos de mercado e
da empresa-mãe.
Tendo em vista iden;ficar as necessidades das marcas que apoiam as suas decisões em
estudos de mercado e o feedback das pessoas no seu papel de consumidoras, e enquanto
fornecedoras de informação, foi realizado um estudo de mercado aos dois segmentos de clientes
desta submarca (marcas e pessoas/consumidores) tendo-se corroborado alguma informação
anteriormente levantada via desk research. Concluiu-se que as marcas clientes pretendem
credibilidade, agilidade, rapidez, capacidade de resposta, são sensíveis ao preço e querem
painéis mais abrangentes. Já as pessoas, querem conteúdos digitais interessantes e diver;dos,
que as faça envolverem-se, querem premiação, hones;dade e transparência.
A submarca criada assume, assim, um posicionamento em que a palavra do consumidor é
“o novo importante”, a qual se transmite às marcas por via de produtos estandardizados e que
se caracterizam por serem obje;vos, rápidos e pouco onerosos.
Apresenta-se também, neste projeto, o plano de negócios para a sua implementação e um
orçamento previsional. This project involves a sub-brand creation ("Pinta d’amarelo") for a market research company that has been operating for 25 years (More Results). The goal is to introduce an innovative service proposal to the market, with a distinct positioning from other companies in the industry. Operationally and communication-wise, the sub-brand is intended to focus on the digital environment, specifically within the social media ecosystem. Preparing the strategy for creating this sub-brand, an analysis of the national and international environment was conducted, along with a characterization of the market research sector and the parent company. With the aim of identifying the needs of brands that relies on market research for decision-making and gathering feedback from individuals in their roles as consumers and information providers, a market study was conducted on the two customer segments of this sub-brand (brands and people/consumers). This study validated some information previously gathered through desk research. It was concluded that brand clients seek credibility, agility, speed, responsiveness, are price-sensitive, and desire more comprehensive panels. On the other hand, individuals want interesting and fun digital content that engages them, along with rewards, honesty, and transparency. The created sub-brand thus adopts a positioning where the consumer's voice is "the new important," conveyed to brands through standardized products characterized by being objective, fast, and cost-effective. This project also includes a business plan for implementation and a budget forecast. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_nuno_gouveia_trindade.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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