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http://hdl.handle.net/10071/30457
Autoria: | Delmas, Paul Rémi Pierre |
Orientação: | Gulamhussen, Mohamed Azzim |
Data: | 12-Dez-2023 |
Título próprio: | The role of investment banks in creating/destroying value in IPOs: The case of Porsche AG |
Referência bibliográfica: | Delmas, P. R. P. (2023). The role of investment banks in creating/destroying value in IPOs: The case of Porsche AG [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30457 |
Palavras-chave: | Oferta pública inicial OPI - -- Initial public offering IPO Investment banks Avaliação -- Evaluation Automotive industry Porsche AG Bancos de investimento Indústria automóvel -- Mechanical engineering |
Resumo: | On September 29, 2022, Porsche AG, one of the world's leading manufacturers of luxury
automobiles, was listed on the Frankfurt stock exchange at a valuation of over 75 billion euros, with a
primary market price of EUR 82.50 per share and a closing price on the first day of trading of EUR 82.52
per share. In order to realize this project, Porsche AG has surrounded itself with some of the world's leading investment banks. The purpose of this paper is to highlight the role played by investment banks in an IPO for a major automotive company such as Porsche AG.
The literature review on the subject has highlighted the importance of investment banks in 21st
century finance, particularly when it comes to IPOs. Nevertheless, the potential dual role of investment
banks as advisors and underwriters during such a project has drawn the attention of some authors, as it
could lead to a conflict of interest between the interests of their clients (Issuer or investors) and those of the Bank itself. What's more, an IPO must comply with the rules laid down for the entry market and can prove complex depending on market conditions and the company's industry.
To further exemplify the subject, the case of Porsche AG is chosen, with the aim of determining the
pricing strategy used by the investment banks involved in the project and highlighting their roles.
In terms of methodology, we firstly conduct a market and an industry overview as well as the
company one’s prior and post IPO. We use 3 valuation models : the Discounted Cash Flow method, the
Multiples Method and finally the Equity Added Value Method which lead the project to a comparison
between the issue price of the IPO, the closing price of the first trading day and the three fair values per
share found.
The results of the research show that Porsche AG is undervalued, with the Discounted Cash Flow
method showing a share price of 99.32 EUR, the Multiples method showing a share price of 86.77 EUR
and the Equity Added Value method showing a share price of 87.68 EUR. Em 29 de setembro de 2022, a Porsche AG, um dos principais fabricantes mundiais de automóveis de luxo, foi cotada na bolsa de valores de Frankfurt com uma avaliação de mais de 75 mil milhões de euros, com um preço de mercado primário de 82,50 euros por ação e um preço de fecho no primeiro dia de negociação de 82,52 euros por ação. Para concretizar este projeto, a Porsche AG rodeou-se de alguns dos principais bancos de investimento do mundo. O objetivo do presente documento é destacar o papel desempenhado pelos bancos de investimento numa OPI de uma grande empresa do sector automóvel como a Porsche AG. A revisão da literatura sobre o tema tem salientado a importância dos bancos de investimento nas finanças do século XXI, em particular no que respeita às IPO. No entanto, o potencial duplo papel dos bancos de investimento como consultores e subscritores durante um projeto deste tipo chamou a atenção de alguns autores, uma vez que poderia conduzir a um conflito de interesses entre os interesses dos seus clientes (Emissor ou investidores) e os do próprio Banco. Além disso, uma OPI deve respeitar as regras estabelecidas para o mercado de entrada e pode revelar-se complexa em função das condições de mercado e do sector de atividade da empresa. Para exemplificar melhor o assunto, é escolhido o caso da Porsche AG, com o objetivo de determinar a estratégia de preços utilizada pelos bancos de investimento envolvidos no projeto e destacar os seus papéis. Em termos de metodologia, começámos por fazer uma análise do mercado e do sector, bem como da empresa antes e depois da OPI. Utilizamos três modelos de avaliação: o método dos fluxos de caixa descontados, o método dos múltiplos e, finalmente, o método do valor acrescentado do capital próprio, que conduzem o projeto a uma comparação entre o preço de emissão da IPO, o preço de fecho do primeiro dia de negociação e os três valores justos por ação encontrados. Os resultados da investigação mostram que a Porsche AG está subavaliada, com o método do Discounted Cash Flow a indicar um preço da ação de 99.32 EUR, o método dos múltiplos a indicar um preço da ação de 86.77 EUR e o método do Equity Added Value a indicar um preço da ação de 87.68 EUR. |
Designação do Departamento: | Departamento de Finanças |
Designação do grau: | Mestrado em Finanças |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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