Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30434
Author(s): Soares, Zenaida
Advisor: Mauritti, Rosário
Silva, Sara Franco da
Date: 15-Dec-2023
Title: Condições de acolhimento e percurso académico de estudantes provenientes de PALOP no ISCTE: O caso dos Guineenses e Cabo-verdianos
Reference: Soares, Z. (2023). Condições de acolhimento e percurso académico de estudantes provenientes de PALOP no ISCTE: O caso dos Guineenses e Cabo-verdianos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30434
Keywords: Mobilidade internacional
PALOP
Ensino superior -- Higher education
Acolhimento institucional
Iscte
International mobility
Institutional welcome
Abstract: O trabalho que se apresenta aprofunda a temática das migrações internacionais por motivos de estudo, a partir da realização de um estudo de caso focado nos estudantes provenientes de Cabo-Verde e Guiné-Bissau, inscritos em cursos do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. A análise é sustentada numa abordagem quantiqualitiva, apoiando-se em dados institucionais e em entrevistas dirigidas aos estudantes e a trabalhadores do Iscte. Um primeiro eixo, pretende compreender práticas e orientações institucionais investidas no acolhimento e inclusão social e académica destes estudantes. Esta análise é realizada através de um cruzamento das experiências e perceções dos próprios, por um lado e das práticas e orientações de técnicos e professores mobilizados para o efeito. Um segundo eixo procura ainda fazer a ligação entre essas práticas e o sucesso académico. O estudo enfatiza a relevância do acolhimento e do compromisso do Iscte com os estudantes, mas ao mesmo tempo aponta alguns desafios vivenciados nessa trajetória académica. Simultaneamente, são também realçados desafios relativos à equidade, situação económica e social em Portugal.
The work presented here analyses the theme of international migration for study reasons, based on a case study focusing on students from Cape Verde and Guinea-Bissau, enrolled on study programmes at the Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. The analysis is based on a quantitative and qualitative approach, using institutional data and interviews with Iscte students and workers. The first axis aims to understand institutional practices and guidelines invested in the welcome and social and academic inclusion of foreign students. This analysis is carried out by cross-referencing the experiences and perceptions of the students themselves, on the one hand, and the practices and guidelines of coaches and teachers mobilised for this purpose, on the other. A second axis also seeks to make the link between these practices and their academic success. The study emphasises the importance of Iscte's welcome and commitment to students, but at the same time points out some of the challenges experienced in this academic journey. In particular, challenges relating to equity and the economic and social situation in Portugal are highlighted.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Sociologia
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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