Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30378
Author(s): Oliveira, Paula Susana Ferreira de
Advisor: Martins, Susana da Cruz
Date: 5-Dec-2023
Title: Perceções e conceções da qualidade na educação profissional: O EQAVET
Reference: Oliveira, P. S. F. de. (2023). Perceções e conceções da qualidade na educação profissional: O EQAVET [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30378
Keywords: EQAVET
Educação e formação profissional
Escolas profissionais
Sistema de garantia da qualidade
Vocational education and training
Vocational schools
Quality assurance system
Abstract: Numa altura em que a Educação e Formação Profissional (EFP) assume especial relevância no contexto educativo, com preocupações europeias na definição de padrões europeus de qualidade, surge um Sistema de Garantia de Qualidade nesta área, o Quadro EQAVET (European Quality in Vocational Education and Training – Quadro de referência de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais). Este trabalho pretende compreender as diferentes representações e conceções que a qualidade da EFP tem para os diferentes atores educativos e como estas representações se encontram alinhadas com o EQAVET. Com uma metodologia qualitativa, realizou-se um exercício comparativo entre duas escolas profissionais para que se pudesse aferir as diferentes representações acerca da qualidade que cada ator envolvido tem nas escolas profissionais e que tipo de diferenças e regularidades existem são identificadas. As escolas foram selecionadas tendo em conta diferentes contextos geográficos, tipos de financiamento e áreas de Educação e Formação. Assim, realizaram-se seis entrevistas e quatro focus group, tendo por base três dimensões de análise: a conceção de qualidade para os diferentes atores; a sua participação na qualidade educativa; e, finalmente, o tipo de participação que seria expectável nestes processos. Os resultados obtidos permitiram compreender as diferentes representações de qualidade dos vários atores envolvidos no processo educativo e em que medida estas se encontram em conformidade com o Quadro EQAVET. O presente trabalho tem também a expetativa de poder contribuir para uma reflexão acerca da qualidade das escolas profissionais e como tal se pode refletir no desenvolvimento do EQAVET nas escolas profissionais portuguesas.
At a time when Vocational Education and Training (VET) take on a special relevance in the educational context, with European concerns regarding the defining of European quality standards, a Quality Assurance System has emerged in this field, The EQAVET Framework (European quality in vocational training – Quality Assurance reference Framework for Vocation Education and Training). This project aims to understand the different representations and conceptions of quality that the VET quality has on different educational actors and how these representations align with EQAVET. Using a qualitative methodology, a comparative exercise was conducted between two vocational schools to assess the different representations of quality that each actor involved has in vocational schools and the consistencies that exist within them. The schools were selected considering different geographical contexts, types of funding, and fields of Vocational Education and Training. Therefore, six interviews and four focus group were conducted, based on three dimensions of analysis: the conception of quality of different actors; their involvement in education quality, and the type of participation that would be excepted in these processes. The results obtained helped to understand the different representations of quality among the educational actors involved in the education process and to what extent these align with the EQAVET Framework. This project also aims to contribute to a reflection on the quality of vocational schools and as such can be reflected on the development of the EQAVET in Portuguese vocational schools.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_paula_ferreira_oliveira.pdf635,68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.