Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30359
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro de Borba Cruz Lopes-
dc.contributor.authorMachado, Manuel Maria Casquilho de Freitas Lomelino-
dc.date.accessioned2024-01-12T10:54:32Z-
dc.date.available2024-01-12T10:54:32Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationMachado, M. M. C. de F. L. (2023). Exploring the direct and indirect effects of marketing capabilities on innovation: An analysis of tourism lifestyle entrepreneurs in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30359por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30359-
dc.description.abstractLifestyle has been recognized as a significant factor for tourism entrepreneurship and growth in the sector. This research provides insight into Portuguese lifestyle entrepreneurs in the tourism sector. Research on tourism has focused on conceptualizing entrepreneurship informed by economic analysis. This research focuses on studying lifestyle entrepreneurs in the tourism industry in Portugal, prioritizing to understand what the direct and indirect effects of market capabilities on entrepreneurs’ innovation are. For this research, a questionnaire will be administered to Portuguese entrepreneurs. This questionnaire seeks to collect data on these individuals, in order to assess their self-efficacy, proactivity, emotions and innovation capabilities. In addition, this study uses structural equation modeling to analyze the influence that marketing capabilities have on the innovative behavior of entrepreneurs, through the mediating effects (entrepreneurial self-efficacy, intense positive feelings, and proactivity). The results revealed that marketing capabilities had a significant positive influence on entrepreneurial innovation, over the indirect effect of entrepreneurial self-efficacy, intense positive feelings, and proactivity.por
dc.description.abstractO estilo de vida tem sido reconhecido como um fator significante para o empreendedorismo do turismo e para o crescimento do sector. Esta investigação fornece uma visão sobre os empreendedores de estilos de vida portugueses no sector do turismo. As pesquisas sobre turismo têm focado na conceptualização do empreendedorismo informada pela análise económica. Esta pesquisa foca-se em estudar os empreendedores de estilo de vida na indústria do turismo em Portugal, priorizando perceber quais são os efeitos diretos e indiretos das capacidades de marketing sobre a inovação dos empreendedores. Para esta investigação, irá realizar-se um questionário que será entregue aos empreendedores portugueses. Este questionário procura recolher dados sobre estes indivíduos, de modo a avaliar as suas capacidades de autoeficácia, proatividade, emoções e inovação. Para além disso, este estudo utiliza a modelação de equações estruturais para analisar a influência que as capacidades de marketing têm sobre o comportamento inovador dos empreendedores, através dos efeitos mediadores (autoeficácia empresarial, sentimentos intensos positivos e proatividade). Os resultados revelaram que as capacidades de marketing tiveram uma influência positiva significativa na inovação empresarial, por meio do efeito indireto da autoeficácia empresarial, dos sentimentos intensos positivos e da proatividade.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpreendedorismo -- Entrepreneurshippor
dc.subjectIndústria do turismo -- Tourismpor
dc.subjectInovação -- Innovationpor
dc.subjectAuto-eficácia -- Self-efficacypor
dc.subjectProactivenesspor
dc.subjectMarket capabilitiespor
dc.subjectIntense positive feelingspor
dc.subjectLifestyle entrepreneurpor
dc.subjectProatividadepor
dc.subjectCapacidades de mercadopor
dc.subjectSentimentos positivos intensospor
dc.subjectEmpreendedores de estilo de vidapor
dc.titleExploring the direct and indirect effects of marketing capabilities on innovation: An analysis of tourism lifestyle entrepreneurs in Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203445180por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_manuel_lomelino_machado.pdf473,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.