Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30203
Author(s): Martins, Filipa Costa
Advisor: Alves, Marta Pinho
Espanha, Rita Maria
Date: 7-Dec-2023
Title: Vestindo o digital: As transformações dos modelos de negócio da moda no contexto digital: O caso de ESMÉR
Reference: Martins, F. C. (2023). Vestindo o digital: As transformações dos modelos de negócio da moda no contexto digital: O caso de ESMÉR [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30203
Keywords: Moda
Comunicação digital
Estratégias de comunicação
Modelos de negócio
ESMÉR
Fashion
Digital communication
Communication strategies
Business models
Abstract: A presente investigação analisa a relação intrínseca das marcas de moda e as suas estratégias de comunicação, com a finalidade de compreender como as marcas se adaptam ao cenário digital e se isto resulta na transformação dos seus modelos de negócio. Por meio de uma análise de conteúdo às redes sociais online da marca de moda portuguesa ESMÉR, procede-se a um balanço aprofundado do último lançamento da marca, intitulado de “Lisbon 70’s Collection”, examinando-se de que forma a comunicação foi realizada. Os resultados da análise destacam que a ESMÉR adota uma abordagem holística no âmbito da comunicação digital, alinhando-se com tendências predominantes do setor. Estratégias que incluem a colaboração com influenciadores digitais e outras marcas demonstram ser cruciais para o sucesso da ESMÉR. Além disso, a marca distingue-se ao construir um ambiente digital coeso, o que possibilita a criação de uma narrativa que reforça os seus princípios de moda sustentável. Com o objetivo de transformar os seus paradigmas de negócio por intermédio de estratégias de comunicação digitais, este estudo de caso à ESMÉR evidencia que as marcas que investem na criação de narrativas digitais sólidas estão mais capacitadas para ganhar notoriedade diante de marcas concorrentes. Este estudo constitui uma contribuição relevante para a compreensão da função da comunicação digital no seio da indústria da moda, proporcionando dados valiosos que permitem compreender como as marcas podem prosperar num ambiente em constante evolução.
The present research analyses the intrinsic relationship between fashion brands and their communication strategies, with the aim of understanding how brands adjust to the digital landscape and whether this results in the adaptation of their business models. Through a content analysis of the social media channels of the portuguese fashion brand ESMÉR, an in-depth assessment is made of the brand's latest launch, entitled "Lisbon 70's Collection", examining how communication was conducted. The results of the analysis highlight that ESMÉR adopts a holistic approach to digital communication, in line with prevailing trends in the sector. Strategies that include collaboration with digital influencers and other brands prove crucial to ESMÉR's success. In addition, the brand distinguishes itself by building a cohesive digital environment, which makes it possible to create a narrative that reinforces its sustainable fashion principles. With the purpose of transforming its business paradigms through digital communication strategies, the ESMÉR case study shows that brands that invest in creating solid digital narratives are better suited to gain recognition in the face of competing brands. This study represents a relevant contribution to understanding the role of digital communication within the fashion industry, providing valuable data to understand how brands can thrive in a constantly evolving environment.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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