Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30172
Author(s): Narciso, Ana Teresa da Fonseca
Advisor: Neves, José Soares da Silva
Date: 7-Dec-2023
Title: Transição digital em museus: De redes sociais a redes sociais online: Um plano de comunicação para o Bairro dos Museus
Reference: Narciso, A. T. da F. (2023). Transição digital em museus: De redes sociais a redes sociais online: Um plano de comunicação para o Bairro dos Museus [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30172
Keywords: Museu -- Museum
Comunicação digital
Transição digital -- Digital transition
Redes sociais online
Digital communication
Media sociais -- Social media
Abstract: No presente trabalho de projeto, foi explorado o conceito primordial de “comunicação digital” nas instituições museológicas para compreender as condições necessárias para a correta gestão e planeamento das redes sociais de um museu. O caso em estudo foi o Bairro dos Museus em Cascais, definido como um conjunto de equipamentos culturais situados num perímetro geográfico e cultural delimitado. Através de entrevistas aos responsáveis do Bairro dos Museus e ao cruzamento com outros estudos, foi possível delinear estratégias de comunicação adequadas às características do mesmo que, uma vez reunidas, podem contribuir para que as redes sociais online funcionem como uma extensão de informação aos museus físicos.
In this project work, the primordial concept of “digital communication” in museological institutions was explored in order to understand the necessary conditions for the correct management and planning of the social networks of a museum. The case under study was the Bairro dos Museus in Cascais, defined as a set of cultural facilities located within a delimited geographic and cultural perimeter. Through interviews with those responsible for the Bairro dos Museus and crossing with other studies, it was possible to outline communication strategies appropriate to the characteristics of the same that, once gathered, can contribute to online social networks functioning as an extension of information to physical museums.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ana_fonseca_narciso.pdf
  Restricted Access
920,95 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.